Taise Spolti

Taise Spolti

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Vitaminas essenciais para cuidar da sua pele e da sua saúde também no verão

Você sabe que o excesso de sol pode causar danos estruturais na pele, e também sistêmico, acelerando danos oxidativos a células e que afetam diretamente no envelhecimento (não apenas cutâneo). Mas você também já sabe que o sol é essencial a vida, e que a falta dele está relacionada a deficiências nutricionais e transtornos comportamentais.

O sol, ou melhor, a exposição ao sol de forma adequada, é um grande aliado à saúde, através da pele estimulada pelo sol, a regulação hormonal e saúde endócrina e metabólica ficam mais eficientes. Mas para que isso se torne uma fonte de saúde para você, a exposição ao sol também deve preceder de cuidados internos, ou seja, do ajuste nutricional de vitaminas e combinações que estimulam a proteção natural da pele, o que chamamos de 'in-out', ou seja, de dentro pra fora.

Separei três vitaminas essenciais que irão te ajudar a preparar a pele para a chegada do verão, mas, lembre-se, além da alimentação adequada e da suplementação com supervisão de um profissional, não esqueça de aliar essas informações com boa hidratação, um bom consumo de água e redução dos hábitos que degradam a sua saúde.

Imagem
Imagem: Getty Images

Primeiro de todos:

Vitamina C

É um dos antioxidantes mais potentes para a pele. Ela protege contra o estresse oxidativo causado pela radiação UV, ajudando a reduzir manchas e uniformizando o tom da pele. Ela é essencial para a síntese de colágeno, que dá firmeza e elasticidade à pele, ajudando a prevenir e reduzir os sinais do fotoenvelhecimento, como linhas finas e rugas. Não é à toa que essa vitamina se encontra em tantos cremes, suplementos e manipulados voltados ao gerenciamento do envelhecimento celular e cutâneo, claro.

Boas fontes: acerola, laranja, couve, espinafre, morango e kiwi são excelentes fontes.

Vitamina A

Essencial para a regeneração celular e a síntese de colágeno, a vitamina A (retinol e os seus derivados) atua na reparação dos danos causados pelos raios ultravioleta. Ela promove a renovação da pele, ajudando a suavizar linhas finas e a melhorar a textura e a elasticidade, também está presente em muitos cremes e suplementos que são indicados para a saúde da pele.

Continua após a publicidade

A vitamina A é um potente antioxidante que neutraliza os radicais livres gerados pela exposição solar, prevenindo danos profundos e mantendo a integridade da barreira cutânea. Geralmente o maior consumo de vitamina A é indicado semanas antes da exposição solar, de modo a preparar a pele para receber a exposição, e transformar o tom da pele naquele bronzeado mais dourado.

Fontes nutricionais: fígado de boi, ovos, cenoura, abóbora, espinafre, couve e também peixes como atum e salmão.

Vitamina D

Além da exposição solar já estimular a produção endógena dessa vitamina, hoje reconhecida como um hormônio D, a alimentação regula essa síntese também, e é fundamental que esteja presente diariamente. Essa vitamina regula funções celulares, como a diferenciação e proliferação das células da epiderme, ajudando na sua reparação. Além disso, é também fundamental para o sistema imunológico da pele, prevenindo inflamações e contribuindo para uma defesa eficiente contra agentes externos.

Encontre vitamina D em fontes alimentares como: peixes gordurosos como salmão e sardinha, gema de ovo, cogumelos expostos ao sol (como shitake).

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes