5 alimentos que ajudam você a relaxar e ter uma boa noite de sono
Ler resumo da notícia
Já sabemos que o sono de qualidade é um grande aliado da saúde e, se você não dormir bem, nenhuma atividade metabólica será feita com excelência, elevando o risco de diversas doenças.
O sono é uma necessidade fisiológica tão poderosa que, quando alguém possui distúrbios noturnos, outras áreas de sua vida são completamente afetadas. A pessoa pode ter falta de energia para trabalhar ou fazer atividades físicas, piora do humor, compulsão alimentar, déficit cognitivo e tantas outras complicações.
Para quem tem dificuldade de dormir bem, uma maneira natural e saudável de minimizar isso é fazer refeições saudáveis e incluir no cardápio alimentos que colaboram com a produção de melatonina ou de neurotransmissores do relaxamento. Confira algumas opções.

Nozes e amêndoas
Contêm melatonina natural, hormônio responsável por induzir o sono e por desencadear outras tarefas que o organismo só pode realizar enquanto dormimos, como o reparo celular.
Além da melatonina, essas oleaginosas possuem triptofano e magnésio, minerais responsáveis pelo relaxamento muscular; e a serotonina, que é usada pelo organismo na síntese (produção) de melatonina.

Maracujá
Substâncias ativas encontradas no maracujá, especialmente nas folhas e no caule da planta, têm ação sedativa. Isso auxilia no controle da ansiedade e do relaxamento, o que contribui para um bom sono. Você pode, por exemplo, usar as folhas para fazer um chá.
No caso do fruto, a polpa do maracujá pérola do cerrado possui uma ação calmante mais eficaz que as demais espécies.

Aveia
Fonte de triptofano, magnésio e vitamina B6, o cereal auxilia na liberação controlada de insulina, o que facilita a absorção de triptofano no cérebro.
Boa para controlar a glicemia (nível de açúcar no sangue), ela é uma opção para acompanhar suas refeições à noite, evitando picos de insulina no período noturno.

Cereja
Uma das melhores fontes naturais de melatonina, a fruta ainda contém antocianinas, magnésio e vitamina C.
A união de todos esses compostos torna o alimento um poderoso aliado na regulação do ciclo circadiano, melhorando o sono e a produção natural de melatonina.

Kiwi
Possui antioxidantes, vitamina C e serotonina. Ele pode melhorar a qualidade do sono devido ao seu impacto positivo nos níveis de serotonina e na redução do estresse oxidativo.
Incluir esses alimentos no cardápios, manter uma alimentação saudável, praticar exercícios regularmente e adotar hábitos que contribuem para uma boa noite de sono fará com que você durma bem e ganhe saúde. Tenha isso como meta para o próximo ano!
4 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Paulo Mello
Alimentos saudáveis, mas em pequena quantidade se estiver próxima a hora de dormir. Tb ajuda uma boa leitura, por evitar o uso excessivo de telas antes de dormir. Durante o dia, atividade física. Somada a isso, uma visão positiva do que é positivo, acalmando a mente e dando bem estar. Hábitos saudáveis, que ajudam as pessoas a se livrarem da insônia e de remédios para dormir.
Marco Aur Lio Teixeira
O problema são as calorias. 100 gramas de aveia tem quase 400 calorias e 100 gramas de amêndoas quase 600 calorias.
Carlos Jos Gomes
Tudo ruim e caro