Um livro sobre corpo que merece ser lido por adolescentes e familiares
Há mais de 13 anos eu faço parte de uma iniciativa chamada Espaço Puberê, que, além de dialogar sobre sexualidade adolescente, também tem se dedicado a construir um acervo de livros e materiais sobre adolescência e desenvolvimento saudável.
No final do ano de 2023, nós pedimos às pessoas que seguiam nosso perfil nas redes sociais que indicassem livros de que gostavam e que estivessem diretamente ligados à temática das adolescências.
Além dessas indicações, também começamos a procurar em livrarias e sebos materiais interessantes sobre essa fase da vida que tanto deixa as pessoas de cabelo em pé e com várias resistências.
Foram quase dois meses nessa pesquisa e, em meio a indicações e garimpos, encontramos muita coisa boa. Compramos alguns exemplares interessantes e nos dedicamos a ler cada um deles com olhar atento e crítico, afinal um livro não deve ser indicado apenas por falar de adolescência, mas ele precisa falar de uma forma respeitosa, atraente, ética e, é claro, com embasamento científico.
Foi em meio a tantas produções que entrei em contato com um livro lindo demais chamado "Celebre Seu Corpo: (e Suas Mudanças Também!)", escrito por Sonya Renee Taylor, prefaciado por Bianca I. Lasureano, com ilustrações de Cait Brennan e traduzido para o português por Clara Browne. Ele foi publicado aqui no Brasil pela editora Melhoramentos em 2022 —ou seja, está fresquinho para nós.
Eu li e fiquei apaixonada!
O livro todo traz como base a ideia de que o corpo é precioso e, por isso, precisa ser celebrado, no sentido de ser valorizado, respeitado e reconhecido como importante.
A autora usa uma linguagem gostosa e cuidadosa ao abordar temas como menstruação, boa alimentação, a importância de ter uma noite de sono tranquila e fazer exercícios para estar bem consigo (e não para entrar num padrão).
Há, no entanto, elementos que merecem atenção e que são importantes de destacar aqui:
O livro fala apenas para meninas cisgênero e sobre suas questões, contudo não aborda o tema de apaixonamento e vivências afetivo sexuais —embora trate das emoções na adolescência em um capítulo específico.
Temáticas como desejo, prazer e prevenção de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e gravidez não aparecem no livro, mas nada disso tira o valor e respeito como os demais temas são tratados.
As ilustrações mostram uma diversidade de corpos gordos, magros, altos, baixos, de diversas etnias, e é lindo por isso, mas não há corpos com deficiência.
Esses pontos que eu trouxe não deslegitimam a preciosidade do livro, mas merecem atenção para quem quer contribuir na escrita de materiais sobre adolescência.
Lendo o livro eu me apaixonei e certamente indicarei para todas as adolescências e parentalidades de adolescentes que cruzarem meu caminho.
Depois da leitura, ficou uma reflexão para mim: onde estão os livros para meninos que abordem adolescência com esse mesmo cuidado e afeto?
Deixe seu comentário