Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tem problema correr todos os dias?

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

22/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

É comum algumas pessoas começarem a correr e, apaixonadas pela modalidade e seus benefícios para a saúde física e mental, logo terem o desejo de treinar todos os dias. Mas, será que você pode fazer isso?

A resposta é depende —como praticamente tudo na área do treinamento esportivo. Depende da sua disponibilidade para correr diariamente, do seu nível de condicionamento, da experiência na modalidade, dos cuidados que você tem com a alimentação e descanso (especialmente dormir bem), se faz exercícios de fortalecimento etc.

Para alguns especialistas, correr todos os dias pode fazer mal pelo fato de que a corrida é um movimento extremamente repetitivo. Ao realizar a atividade todos os dias, você pode aumentar o risco de uma lesão por esforço nos músculos e nas articulações.

Para outros especialistas, correr todos os dias em determinadas épocas do programa de treinamento pode gerar muitos ganhos. O que eles defendem é que, para não sobrecarregar demais o corpo e se machucar, o mais importante é variar os estímulos de um dia para o outro —ou seja, alternar treinos leves com intervalados, longo, fartlek, de ritmo etc.

Você pode estar se perguntando: "Ué, mas correr não é só correr?"

Não, a corrida envolve muitos estímulos e ritmos diferentes, e cada um deles com um objetivo. É preciso ter bem claro em mente que, para você correr todos os dias diminuindo os riscos de lesão, você precisa entender cada tipo de treino, quais são os objetivos de realizá-lo e respeitar a velocidade e o ritmo propostos.

Iniciantes, não

Para quem está iniciando na corrida, não é aconselhável correr todos os dias. Nesse caso, o ideal é intercalar um dia de corrida com um dia de exercícios de outras modalidades, como musculação ou treinamento funcional. Isso já vai impactar positivamente seu desempenho na corrida.

Mas, se você já tem um bom condicionamento, corre há anos e está buscando quebrar seus recordes, pode correr todos os dias de forma bem planejada, com orientação de um profissional de educação física. Apenas lembre-se de variar os estímulos e respeitar a velocidade e a duração da sessão.