Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Três coisas que me ajudaram a cumprir metas ao treinar para o IronMan 70.3

Reprodução do Instagram
Imagem: Reprodução do Instagram

Fernando Guerreiro

Colunista de VivaBem

15/05/2023 04h00

Está difícil manter a motivação e o foco para cumprir aquilo que planeja, como treinar regularmente?

Isso é algo que costumo ouvir bastante das pessoas e muitas me perguntam como eu consegui treinar e completar o IronMan 70.3 (prova com 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida) ao mesmo tempo em que desenvolvia uma empresa e cuidava do meu filho junto de minha esposa, além de ler um livro por semana.

O que fiz foi construir uma mentalidade para que, muito antes de "sofrer" com as dificuldades físicas do treinamento para uma prova tão longa, já ter na cabeça os ganhos que me preparar e fazer a competição iriam me trazer.

Em meio a tantas tarefas, descobri que pessoas fortes conseguem dominar o corpo. Porém, as pessoas extraordinárias aprendem a dominar a mente. Isso não é algo tão natural e fácil, é um treinamento constante, que exigirá de você ter foco e objetivos claros, para que todos os dias consiga treinar na intensidade certa.

No meio dessa jornada, aprendi muitas coisas que vou compartilhar aqui com você.

Minhas metas eram:

  • Executar 16 sessões de treino por semana;
  • Ler um livro por semana;
  • Desenvolver uma empresa de treinamento de pessoas do zero;
  • Cuidar do meu filho recém-nascido;
  • Manter meu casamento saudável --isso demanda tempo, muito tempo (risos).

Abaixo, revelo as três coisas que me ajudaram a cumprir tudo isso e alcançar meus objetivos.

1 - Usei o poder da recompensa

Se eu olhasse só para as demandas do dia a dia, não conseguiria me manter focado e determinado o suficiente para toda a jornada.

Então, eu aproveitava todos os dias da sensação da conquista futura. Isto é, aquilo que sentiria quando ao alcançar minhas metas. Agir assim me dava energia para continuar.

2 - Defini o que era prioridade em cada dia

Agir certo, na hora certa e na intensidade certa. Usar essa técnica me deu superpoderes. Mas para funcionar exigiu de mim muita concentração e consciência.

O fato é que quando você descobre o poder que isso tem e a forma que impacta diretamente no resultado, o desejo e conseguir fazer mais disso só aumenta.

Por mais simples que seja, esse conceito exige que você se conecte com o que está acontecendo e tenha total consciência de que deixar de agir na hora certa pode prejudicar todo o processo.

Um exemplo simples, mas real:

Eu deveria acordar às 5h para treinar, mas acordei às 5h15. Já agi de forma errada, o que me levou a fazer algo na hora errada e todo atraso gera uma tensão que muda a intensidade de tudo o que será feito no treino e no dia.

3 - Usei o efeito PacMan

Sim, o nome faz alusão ao famoso jogo de videogame. Conforme realizam as atividades do dia, é natural as pessoas irem ficando cansadas.

Eu aprendi a tirar energia de cada atividade que realizo, exatamente como se estivesse me alimentando daquilo. Ou seja, quanto mais coisas tenho para fazer, mais chance eu tenho de aumentar a minha energia.

Como conseguir isso? Aproveitando a sensação de conquista de cada coisa que fazemos, das menores até as maiores.

O prazer de conseguir fazer o que deveria ser feito me gera uma sensação de poder e conquista e vou armazenando isso. Para completar, termino o dia agradecendo por tudo o que aconteceu e consegui realizar.

Esses três pontos foram chaves na minha vida e no meu treinamento.

Que tal adotar também em sua rotina de exercícios e no dia a dia? Acha que pode funcionar?