Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Conheça as fases do treino e a importância delas para evoluir no esporte

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

05/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um dos princípios básicos para você evoluir no esporte é fazer uma correta progressão do treino, a fim de sempre proporcionar estímulos que vão "obrigar" o corpo a aumentar sua força ou resistência cardiovascular.

Na corrida, por exemplo, costumo montar as planilhas dos meus alunos seguindo um progressão em que, a cada mais ou menos duas semanas, faço ajustes na rotina e, cada quatro semanas, inicio uma nova fase de treino, com instruções específicas.

Abaixo, explico a sequência de fases de treinamento que gosto de usar. Ela pode ajudar você a se familiarizar com a estrutura e as adaptações e objetivos de cada treino:

Melhora de consciência e percepção motora Tem o objetivo de "criar" memória muscular. Isso é feito com a repetição de algumas sessões de treinamento, que usam técnicas especificas.

Capacidade de concentração O objetivo claro dessa fase é melhorar a eficiência dos treinos, gerando maior aproveitamento de cada sessão bem executada. Essa fase também desenvolverá a mentalidade necessária para manter o foco em determinadas provas ou situações de treino mais desafiadoras —um treino mais longo que virá no futuro, por exemplo.

Percepção intuitiva Essa fase faz com que você aprenda a sentir como o seu corpo reage a cada dia. Com a ajuda do seu treinador, isso vai gerar adaptações mais assertivas para as próximas fases.

Controle de performance Nessa fase, a meta é desenvolver a habilidade de se testar para atingir os objetivos estabelecidos.

Apuração do nível de energia O objetivo aqui é que você compare seu nível de performance após cada sessão de treino, determinando o seu nível de cansaço e estresse e evitando até mesmo algumas doenças causadas por queda de imunidade.

O que fazer ao perder um treino?

Se um bom programa de treinamento precisa ter uma progressão, manter a constância na atividade física é importante. Afinal, a evolução é como uma escada, em que você precisa passar por um degrau antes de subir para o outro.

Portanto, o ideal é não perder treinos. Mas sei que os alunos têm compromisso, problemas de saúde e diversos fatores que às vezes os impedem de fazer exercício.

Caso deixe de realizar uma sessão de treino, simplesmente a esqueça e vá para a próxima sessão de sua planilha. Siga a sequência planejada e não tente realizar mais de um treino no mesmo dia ou a sessão que perdeu hoje na próxima semana.

"Dobrar" um treino para fazer uma atividade perdida ou encaixá-la em outro dia da próxima semana pode aumentar demais a exigência ao corpo, gerando uma lesão ou afetando o planejamento --você pode ficar cansado demais e não render bem em um treino importante daquela semana, por exemplo.

Não é recomendado também mudar a ordem dos treinos, a não ser que isso realmente seja necessário.

Se no dia você tiver um treino difícil ou longo e quiser mudar essa sessão pois está se sentindo cansado ou não terá tempo suficiente para realizá-la, converse com seu treinador. Assim, ele pode fazer os ajustes necessários em toda a planilha.

Esses são alguns princípios que uso nos treinos dos meus alunos. O ideal é que você faça uma avaliação e, junto com seu treinador, saiba qual o melhor modelo para você.

Para complementar o treino

Tênis New Balance

Tênis Asics

Relógio monitor cardíaco

Fone Sony

Balança digital corporal

Garrafa térmica

Rodapé content commerce -  -