Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Depender de motivação para treinar pode arruinar seus resultados no treino

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

03/07/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em 16 anos como treinador, vi muitas pessoas começarem a fazer um esporte extremamente motivadas (ou empolgadas) e, poucos dias ou poucas semanas depois, elas já estavam muito diferentes. O comportamento delas não tinha a mesma intensidade do início e logo o exercício foi abandonado.

Isso me fez prestar mais a atenção e entender o quanto a motivação pode ser perigosa e fazer com que você não atinja suas metas e sonhos.

Você pode estar perguntando: "Como assim? Sempre dizem que motivação é fundamental! Baseado em que você está falando isso, Guerreiro?"

Vou explicar.

A motivação é dependente do nosso estado emocional. Se estamos positivamente emocionados (felizes, animados), nosso nível de motivação tende a ser alto.

O contrário também é válido. Quando estamos tristes, estressados ou com alguma outra emoção negativa, nossa motivação tende a diminuir —salvo alguns casos raros de pessoas que conseguem usar a emoção negativa para se motivarem.

Portanto, se você depender totalmente da motivação para treinar e conquistar suas metas, é grande o risco de deixar de fazer o que precisa ser feito nos dias em que não se sente bem. E isso vai prejudicar o resultado.

Mas então o que fazer? Em vez de depender de sua motivação, crie propósito para o que irá fazer.

Para cada objetivo, estabeleça motivos que vão muito além de estar motivado ou não para buscar aquilo. Imagine a conquista, imagine o processo e pense por que você quer tanto chegar lá. Tenha em mente por que você vai passar de fato por esse processo até sua conquista.

Uma vez estabelecido o seu propósito, você terá uma visão clara de como poderá usar ferramentas adequadas para uma estratégia assertiva ao longo do tempo.

Isso não garante que você não se frustre no caminho, a diferença é que, em vez de parar e abandonar seus projetos quando estiver desanimado, você aprenderá com o erro e recomeçará o trajeto até suas metas, pelo fato de seus porquês estarem bem estabelecidos.

Particularmente, ter um propósito para cada meta que estabeleço me ajuda a saber também o quanto eu terei de dispor de tempo, de esforço e até mesmo de dinheiro para alcançar algo. Isso me dá muito mais clareza de quanto realmente quero investir nos meus sonhos.

Faça esse exercício agora: reflita sobre suas metas e sonhos e pense o quanto o fato de estabelecer um propósito claro para tudo que você quer fará a diferença.

Isso libertará você da motivação.

Esse é um processo fundamental que você precisará passar na sua vida para desenvolver a chave para o sucesso de qualquer sonho: disciplina.