Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Dor de lado': você já parou de correr por causa dela?

Colunista de VivaBem

24/07/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você já sentiu aquela pontada nas costelas enquanto corria? Não tem coisa mais chata do que estar determinado a fazer seu melhor treino e, de repente, ser surpreendido por uma dor dessas. Suas pernas querem, e podem ir além, mas a respiração não permite.

Mais conhecida como dor de lado ou dor de facão, é uma das dores mais comuns entre corredores, principalmente entre os iniciantes.

Apesar de muitas teorias, poucos estudos trazem clareza para a sua causa, mas o mais apontado é a respiração inadequada, envolvendo fadiga muscular.

E será que tem uma forma certa para respirar enquanto corre?

Respirar pela boca? Nariz? Rápido ou de forma lenta?

No dia a dia, uma das funções inconscientes do nosso corpo é a respiração. Você não precisa parar e se concentrar para respirar, e talvez por essa falta de consciência é que, no meio da corrida, quando os batimentos cardíacos aumentam e a atividade pulmonar é mais exigida, essa dor surja.

Existem alguns estudos apontando diferentes formas, não existe um padrão, o mais indicado é que você desenvolva o autoconhecimento da sua corrida e se conecte com a forma mais adequada para você.

Nesses anos como treinador já ouvi dizer que a melhor forma é inspirar (puxar) o ar pelo nariz e expirar (soltar) o ar pela boca, porém, durante uma atividade aeróbica como a corrida, que exige uma maior captação de oxigênio, existem benefícios em inspirar pela boca também.

Por outro lado, alguns estudos apontam que devemos manter a inspiração pelo nariz, pois as principais funções são aquecer, umidificar e filtrar o ar inspirado. O risco de não respirar pelo nariz envolve possíveis infecções respiratórias de repetição.

Nessa fase do meu treinamento para ultramaratona, eu tenho usado uma técnica específica de respiração, e posso te afirmar que relaxar é a coisa mais eficiente a se fazer.

Uma das coisas mais importantes é que não adianta apenas respirar rápido e profundamente se não der o tempo necessário para expirar também. Uma das partes dessa técnica é relaxar na hora da expiração de forma consciente, controlando a saída do ar.

Uma tática para estar consciente na respiração é contar o número de passadas por ciclo respiratório, por exemplo: a cada dois passos inspira, mais dois passos expira. Isso criará um ritmo que permitirá a eficiência na puxada do ar e na saída também. Controlando o ritmo, as chances de você ficar ofegando são reduzidas.

Você pode experimentar, ao invés de 2x2, fazer 3x3, isso será definido por você mesmo enquanto corre e sente o maior conforto e performance.