Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Doação de sangue e atividade física no mesmo dia: pode ou não pode?

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

31/07/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma pergunta me pegou dias atrás: "Pode se exercitar antes de doar sangue e logo depois da doação?"

Apesar de o ato de doar sangue ser um gesto simples que pode salvar vidas, dados da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo apontam que apenas 1,9% da população brasileira pratica o ato.

Hoje, pela legislação brasileira, podem doar sangue as pessoas consideradas em bom estado de saúde, com mais de 50 kg e com idade entre 16 e 69 anos.

Para quem tem menos de 16 anos, é necessário o preenchimento de alguns documentos de autorização. Pessoas que tratam de alguma doença crônica com medicamentos contínuos devem procuram uma unidade de coleta para maiores informações se atender os requisitos necessários.

E em relação à atividade física, você sabe os cuidados antes e depois de doar sangue?

Se você está na fase que não quer abrir mão do seu treino e deseja doar sangue, saiba que não existe problema em treinar antes da doação, mas é importante tomar cuidado com exageros.

Alguns hematologistas dizem que o risco de você se excitar pesado e passar mal após a doação é causado pelo fato de que durante a atividade física de alta intensidade a temperatura corporal aumenta, gerando mais desidratação afetando eventualmente o volume sanguíneo, o que aumentar o risco de sentir algum desconforto.

Depois da doação, o indicado é que você aguarde 12 horas para voltar a se exercitar.

Ao doar sangue, o seu organismo aciona uma alerta, e em pouco tempo uma grande quantidade de nutrientes e oxigênio são retirados do seu corpo. Em treinos mais intensos, o sangue é direcionado para os músculos para evitar a fadiga, o que pode diminuir mais ainda o fluxo sanguíneo gerando o risco de passar mal durante o treino.

Outro fato para aguardar é que o processo de doação envolve uma agulha sendo introduzida em uma veia, e com esforço isso pode gerar um hematoma gigantesco.

O mais importante de tudo é você focar na autopercepção, escute seu corpo e sinta se está apto ou não para voltar aos treinos.

O que precisa ficar claro é que doar sangue e treinar não são excludentes.

Alguns outros cuidados precisam ser tomados antes doar sangue, como:

  • Alimente-se bem, evite comer para não comprometer a testagem do sangue;
  • Esteja bem hidratado, isso vai ajudar na aceleração da recuperação;
  • Diga não para bebidas alcoólicas,
  • Nada de cigarros.