Odeia o 'leg day'? Veja bons motivos para não pular o treino de pernas
O treino de pernas (também chamado nas redes sociais de "leg day") é amado por muitos e odiado por tantos outros —o que faz com que alguns praticantes de musculação (especialmente homens) deixem de fazer esse tipo de atividade.
Isso é um erro, afinal, pensando em saúde, equilíbrio corporal e até estética, na academia devemos trabalhar "por igual" todos os músculos. Além disso, há muitos bons motivos para malhar pernas. Vou mostrar alguns:
Alto gasto calórico
O treino de membros inferiores envolve grandes grupos musculares, como os do quadríceps, glúteos e isquiotibiais (posteriores da coxa). Quando estes grupos são ativados, o corpo precisa de muita energia para executar os exercícios, o que pode resultar em um gasto calórico maior, comparado a exercícios que envolvem músculos menores.
Assim, movimentos como agachamento, levantamento terra e afundo tendem a elevar mais a frequência cardíaca e o gasto calórico em comparação com exercícios para braços e ombros, por exemplo --a queima calórica exata depende da intensidade, da duração e do tipo de exercício realizado.
Metabolismo acelerado
O aumento da massa muscular proporcionado pelo treino de pernas também pode elevar o metabolismo basal, o que significa que seu corpo queimará mais calorias em repouso.
Isso e o gasto calórico durante o treino, aliados a uma boa alimentação, podem ajudar na redução de gordura e na definição corporal.
Melhora na saúde cardiovascular
Treinos intensos para as pernas podem elevar consideravelmente a frequência cardíaca, melhorando o condicionamento aeróbico e a circulação sanguínea, o que colabora com a saúde cardiovascular.
Força nas atividades diárias
Ter membros inferiores fortes e condicionados ajuda nas tarefas do dia a dia, como subir escadas, levantar e carregar uma caixa, caminhar, correr e até mesmo na prática de outros esportes.
Mais músculos no corpo todo e libido
Por envolver grandes grupos musculares, o treinamento de pernas estimula a produção de hormônios como o GH (hormônio do crescimento) e testosterona. Aumentar naturalmente o nível dessas substâncias no organismo vai favorecer o ganho de massa magra no corpo todo. Além disso, nos homens, a testosterona promove o aumento da libido.
Em resumo, o treinamento dos membros inferiores é fundamental para um corpo equilibrado, funcional e saudável.
Deixe seu comentário