VO2 máximo: o que é e como aumentar esse marcador de desempenho esportivo
Se você pratica esportes como corrida, ciclismo ou triatlo, já deve ter ouvido falar do VO2 máximo (ou apenas VO2 máx). E se ainda não ouviu, certamente o termo aparecerá em algum momento da sua vida de atleta amador, por isso, vou explicar o que ele significa e qual sua importância para o desempenho esportivo.
VO2 máx é a sigla que representa a quantidade máxima de oxigênio que o organismo de uma pessoa consegue aproveitar durante a respiração. Esse marcador é frequentemente usado como um indicador da capacidade aeróbica e resistência cardiovascular de alguém.
Um bom VO2 máx é importante porque reflete a eficiência do sistema cardiovascular e respiratório em fornecer oxigênio aos músculos durante o exercício, o que está associado a uma melhor capacidade aeróbica, resistência e saúde cardiovascular.
Ter um Vo2 máx elevado significa que o corpo é mais eficiente em utilizar oxigênio para gerar energia durante atividades físicas, resultando em melhor desempenho atlético e menor risco de doenças relacionadas ao coração.
Não existe um número de VO2 máx ideal e vários fatores interferem em seu valor, como genética, gênero, composição corporal, nível de treinamento e idade.
Atletas profissionais, por exemplo, costumam ter um VO2 máx acima de 70 ml/kg/min --muito disso devido ao treinamento e também à genética favorável para a prática de esportes. Atletas amadores bem treinados, em média, ficam com um VO2 máx entre 45 e 60 ml/kg/min. Já homens sedentários costumam ter um VO2 máx entre 30 e 35 ml/kg/min.
Nas mulheres, o índice é mais baixo, variando de 20 ml/kg/min em sedentárias e cerca de 60 ml/kg/min em atletas de elite.
Como aumentar seu VO2 máx.
O treinamento aeróbico regular por si só já aumenta o marcador, especialmente em sedentários.
No caso de pessoas que já praticam atividade física por algum tempo, para aumentar o VO2 máx o ideal é fazer treinos intensos, acima de 85% da frequência cardíaca máxima.
São os treinos intervalados (ou de tiros), em que você corre em alta velocidade por um curto período de tempo ou distância, seguido de uma pausa. Essa sequência é repetida pelo número de vezes indicado por seu treinador.
Como esses treinos exigem muito do corpo, eles não podem ser feitos várias vezes na semana —para muitos atletas amadores, a recomendação é de apenas um treino intervalado por semana.
Reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular também ajuda a melhorar o VO2 máx.
Como saber o seu?
O ideal é fazer um teste ergoespirométrico —exame realizado na esteira ou na bike ergométrica, em que você faz exercício com um máscara no rosto e eletrodos no corpo, para monitorar sua frequência cardíaca, esforço e troca de gases na respiração.
O teste geralmente é indicado pelo cardiologista ou médico do esporte.
Alguns relógios de corrida também indicam o valor do seu VO2 máx após a realização de um período de treinamento, mas o resultado pode não ser tão preciso quanto o do teste ergoespirométrico.
Também existem alguns testes de corrida em que você corre por um período (o mais popular é o de 12 minutos) e o resultado é usado em um cálculo que estima o VO2 máx.
Converse com seu treinador ou médico do esporte para definir qual a melhor forma de avaliar o seu VO2 máx e o que pode ser feito em sua rotina de treinos para melhorar o marcador.
Deixe seu comentário