Além da barriga tanquinho: 6 benefícios que você tem ao fortalecer o core
A palavra core se origina do inglês e significa centro, núcleo. Em anatomia, é utilizada para se referir aos músculos profundos das regiões abdominal, lombar e pélvica.
O core é composto por 29 pares de músculos, que trabalham em conjunto para manter a estabilidade do tronco e dar suporte à coluna vertebral, ao quadril e à pelve durante os movimentos.
Apesar de ser muito associado ao abdome, fortalecer o core vai muito além de ter uma barriga definida e traz uma série de benefícios:
Estabilidade e equilíbrio Um core forte garante estabilidade à coluna vertebral e ao tronco, ajudando a manter o equilíbrio durante atividades físicas e cotidianas.
Prevenção de lesões Ao fortalecer os músculos do core, reduz-se o risco de lesões nas costas e em outras partes do corpo, especialmente durante atividades que exigem movimentos bruscos ou repetitivos.
Melhora da postura Ao estabilizar e dar suporte para o tronco, o core forte ajuda a manter uma postura adequada, reduzindo a probabilidade de desenvolver problemas posturais e dores nas costas.
Aumento do desempenho esportivo Atletas de diferentes modalidades se beneficiam de um core forte, pois isso melhora a eficiência dos movimentos e a transferência de energia entre as partes do corpo.
Execução de movimentos Um core forte é essencial para realizar uma variedade de atividades físicas, desde levantamento de peso até ioga, corrida, futebol, basquete, tênis e muitos outros esportes.
Melhora da saúde geral Ao fortalecer o core, também se fortalece a musculatura abdominal profunda, o que pode melhorar a saúde gastrointestinal e até mesmo a função respiratória.
Como fortalecer
O trabalho do core pode ser feito com exercícios específicos para a região, como prancha abdominal, prancha lateral, rotações de tronco, elevações pélvicas e os abdominais "convencionais". Veja aqui como fazer exercícios para fortalecer o core.
Também é possível fortalecer a região com exercícios para outras partes do corpo que exigem a estabilização do tronco durante o movimento, como agachamento, remada com barra, flexão de braços etc.
Converse com seu treinador para incluir em sua rotina exercícios para o core.
Deixe seu comentário