Guia do Supermercado

Guia do Supermercado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Um iogurte proteico sem enganação: avaliamos o YoPro Natural

Esta é a versão online da edição desta segunda-feira (03/06) da newsletter Guia do Supermercado. Para receber estes e outros boletins diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Olá! Eu sou Sari Fontana, química industrial de alimentos e faço avaliações didáticas para ajudar você a comer de forma mais consciente (me siga no Instagram).

Esta é a primeira edição do Guia do Supermercado, newsletter semanal em que farei avaliações de alimentos totalmente isentas, 100% livre de patrocinadores. Também trarei dicas para você fazer boas escolhas e perder o medo das letras miúdas que aparecem nos rótulos.

Para começar, vou avaliar um iogurte proteico sem lactose.

Nos últimos anos, temos visto diversos produtos ricos em proteínas nas prateleiras dos supermercados. Embora muitos deles não sejam tão proteicos quanto parecem e outros tantos contenham alegações absurdas nos rótulos, alguns merecem destaque pela alta qualidade. Esse é o caso do iogurte que analiso hoje, que combina bons ingredientes e um perfil nutricional acima da média.

YoPro Natural 17 g de proteínas

Imagem

Ingredientes: leite desnatado, enzima lactase e fermento lácteo.
Contém glúten. Alérgicos: contém leite e derivados. Pode conter aveia, castanha-do-pará, centeio e trigo.

Lembre-se sempre de conferir o rótulo, pois o fabricante pode alterar a receita do produto a qualquer momento, adicionando ou substituindo ingredientes.

Continua após a publicidade
Imagem

Esse é um iogurte natural feito com poucos e bons ingredientes, sem aditivos desnecessários. Além disso, contém enzima lactase, que facilita a digestão para quem tem intolerância à lactose, sem afetar quem não tem.

Você deve estar curioso para saber como um iogurte natural pode ser tão rico em proteína. Isso se deve ao processo de filtração que reduz a quantidade de líquido no iogurte e concentra as proteínas do leite, dispensando o uso de espessantes (aditivos que servem para dar firmeza).

A quantidade de carboidratos por porção desse alimento é bem pequena, apenas 3,2 g do nutriente a cada 100 g, ou seja, 5,1 g de carboidratos no pote de 160 g. Esses carboidratos são provenientes do próprio leite, já que o iogurte não contém açúcares adicionados. Com relação às proteínas, são 17 g por porção de 160 g. Um iogurte natural convencional tem cerca de 7 g por pote (170 g).

Comparado com iogurtes tradicionais, o YoPro Natural traz uma alta concentração de proteínas, que proporciona maior saciedade. Além disso, não contém quantidade significativa de gorduras, o que contribui para a redução das calorias.

O alerta para a presença de glúten se deve ao risco de contaminação cruzada, algo que ocorre quando a fábrica também produz alimentos que contêm glúten. Embora esse aviso seja importante para os celíacos e intolerantes, não é motivo de preocupação para o público geral.

Continua após a publicidade
Imagem
  • Sem açúcar adicionado e sem açúcar escondido
  • Rico em proteínas do leite
  • Baixo carboidrato
  • Poucas calorias
  • Sem lactose
  • Sem amido
  • Sem aditivos desnecessários

Este é o tipo de alimento industrializado que pode fazer parte de uma dieta saudável e consumido regularmente pela maioria das pessoas, desde que não apresentem intolerância ao leite ou restrição médica. Está entre os melhores produtos do mercado nacional nessa categoria.

Imagem

Não gosta de iogurte natural? Tente adicionar sabor com uma porção de fruta da sua preferência ou uma colher de geleia sem açúcar. Se preferir, acrescente cacau em pó 100% com uma pitada de estévia pura ou até mesmo uma colher de whey protein.

Independente de qual for sua marca preferida, trocar um iogurte açucarado e cheio de ingredientes desnecessários por um natural já é um bom começo. Lembre-se disso na sua próxima ida ao supermercado.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes