Não é só tomate: tem açúcar escondido no seu molho
O molho de tomate —ou molho vermelho— destaca-se por sua versatilidade e sabor. Em um mundo ideal, prepararíamos nosso próprio molho em casa; porém, na prática, os industrializados oferecem uma conveniência inegável para quem cozinha. Mas é preciso ficar atento, pois os produtos vendidos no mercado não são todos iguais.
Embora as embalagens sejam parecidas, alguns molhos contêm muitas outras coisas além do atrativo tomate da foto. Entre os ingredientes mais comuns estão o açúcar, o amido e uma série de aditivos desnecessários, que você pode facilmente evitar com uma simples leitura e interpretação dos rótulos. Essa recomendação vale também para ketchups, mostardas e outros tipos de molhos. Alguns ketchups, aliás, mais parecem sobremesas disfarçadas.
Esta é a versão online da edição desta segunda-feira (08/07) da newsletter Guia do Supermercado. Para receber estes e outros boletins diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Eu sou Sari Fontana, química industrial de alimentos e faço avaliações didáticas para ajudar você a comer de forma mais consciente (me siga no Instagram).
Você sabe a diferença entre molho, polpa, extrato e passata?
Todos eles são produzidos com tomates sem casca e sementes, mas a nomenclatura indica diferenças nos ingredientes e textura.
Enquanto os molhos já vêm temperados e prontos para consumo, a passata é apenas tomate. A polpa (ou purê) é tomate processado e pode ter açúcar e sal para corrigir o sabor; já o extrato é uma versão concentrada da polpa.
Na pesquisa que realizamos, fiquei espantada com a diferença entre os ingredientes e valores nutricionais encontrados em produtos até mesmo da mesma marca. Hoje vamos comparar esses rótulos.
Tanto nos produtos Fugini (acima) quanto nos Pomarola (abaixo) podemos ver que as passatas rústicas são feitas apenas de tomate. Já os molhos contêm outros ingredientes, além dos temperos.
Nas duas marcas, os molhos levam amido modificado, um ingrediente usado para dar consistência e estabilidade, mas que permite baratear o produto com menos tomate.
O molho Pomarola contém também açúcar e aromatizante para melhorar o sabor —mas será que você realmente precisa de mais uma fonte de açúcar na sua dieta, e pra colocar na sua comida salgada?
Embora os aromas sejam substâncias seguras para consumo humano, nesse caso são usados para aprimorar, corrigir ou intensificar o sabor dos molhos. Produtos de alta qualidade dispensam o uso desses ingredientes. Um bom tomate tem todo o aroma de que você precisa; por isso, um bom molho de tomate precisa ter um único ingrediente: tomate.
Os dois potinhos de extrato são quase iguais —ambos vermelhos e com a imagem do elefante em destaque rótulo. Mas, fique atento, pois há duas versões no mercado: uma com açúcar e sal e outra 100% tomate.
Quando for fazer compras e quiser descobrir qual é, confira a lista de ingredientes que fica localizada na parte de trás da embalagem. Afinal, o sal você pode colocar a gosto, e o açúcar não passa de um viajante clandestino e indesejado no seu molho —ao contrário do que muitos pensam, ele não serve para tirar a acidez, apenas mascara esse sabor.
Seja qual for a marca, o melhor molho é aquele que contém apenas tomate ou tomate e polpa de tomate. Nesses produtos, alguns ingredientes opcionais são aceitáveis pois não são preocupantes nem prejudiciais à saúde, como o ácido cítrico (o mesmo do limão e da laranja). Já outros, como o açúcar e os amidos, são indesejáveis e diminuem a qualidade do produto, pois substituem parcialmente o tomate.
Se você quiser consumir amido com açúcar, não precisa ser no molho de tomate - existem formas mais gostosas de fazer isso
Ao comprar molho de tomate, não foque apenas no preço: um molho 100% tomate, embora mais caro, pode ficar mais econômico se diluído em casa.
Com relação às embalagens, você já deve ter percebido que os molhos em frascos de vidro costumam ser mais caros, porém o vidro conserva melhor o alimento, não altera o sabor e ainda pode ser reutilizado. A maioria dos molhos nessas embalagens não contém conservantes. Mas se você estiver procurando versões mais baratas, agora já sabe que existem bons molhos em sachê feitos apenas de tomate, como vimos nos exemplos das passatas rústicas. Não deixe de ler os rótulos!
O Guia do Supermercado não recebe patrocínio. Por isso temos a liberdade de criticar, mas também de elogiar os produtos que merecem um lugar no nosso carrinho de compras. Nesta edição mostramos que a mesma marca pode ter boas opções, e outras que é melhor evitar.
Para fazer a escolha certa, leia sempre os rótulos, em vez de confiar ou desconfiar da marca. Lembre-se de conferir as embalagens dos produtos avaliados aqui, pois o fabricante pode alterar a receita a qualquer momento, alterando os ingredientes.
Deixe seu comentário