Nesfit não vai te deixar mais saudável
Quando você ouve a palavra fit, o que você pensa? Que é algo saudável, com menos calorias, mais nutritivo? Há quem associe esse termo ao emagrecimento e até mesmo ao ganho de massa muscular. Porém, basta avaliar os rótulos com calma para perceber que a maioria dos produtos chamados fit de saudáveis não têm nada.
Essa palavra aparece em diversos produtos industrializados, que vão de bebidas e iogurtes a itens de panificação e snacks. Existe até açúcar fit! Independentemente da interpretação individual, uma coisa é certa: é uma expressão que sugere vantagens nutricionais.
A linha Nesfit, por exemplo, é especializada em ultraprocessados com aura de saudáveis. No entanto, seus biscoitos são uma mistura de farinhas, amido, açúcar, gorduras e uma série de aditivos. Já os cereais "sem açúcares adicionados" combinam farinhas de diversos grãos com adoçantes e outros aditivos, além de minerais e vitaminas sintéticas - mais um truque para parecerem benéficos. Tanto os biscoitos quanto os cereais dessa marca que tem fit até no nome são basicamente fontes de carboidratos.
Afinal, o que significa a palavra 'fit'?
Fit (em inglês) significa "adequado", "apropriado", "em forma" ou "compatível".
Essa palavra é frequentemente usada como uma estratégia de marketing para fazer com que os consumidores acreditem que um produto é saudável ou benéfico para a saúde, mesmo que isso seja questionável. Como essa não é uma alegação regulamentada em rótulos de alimentos, não existe uma padronização a ser seguida, ficando a critério do fabricante definir o que considera "fit".
Um termo desprovido de significado
Assim como ocorre em outras marcas, os biscoitos da Nestlé Tostines e Nesfit sabor maçã e canela são quase iguais nutricionalmente. Ao contrário do que parece, a palavra "fit" no nome de um deles não indica vantagens para o consumidor.
A principal diferença entre o Tostines convencional e o Nesfit é a embalagem.
Na ausência de uma definição pelos órgãos reguladores, o termo "fit" costuma ser usado livremente pela indústria, não sendo sinônimo de nada em específico. Geralmente, a energia desses produtos provém de carboidratos e gorduras, já que são pobres em proteínas. Portanto, redobre a atenção quando esse termo aparecer, pois é provável que ele indique o contrário do que você busca.
Não se engane: você não vai emagrecer nem ficar mais saudável comendo cereal e biscoito "fit" - que, por sinal, pouco diferem de suas versões convencionais.
Se você quer mesmo ser fit, evite os produtos que tenham essa palavra estampada em seus rótulos. Em vez deles, prefira os alimentos in natura ou minimamente processados - eles contêm todos os nutrientes que você precisa para garantir uma boa saúde. Lembre-se disso na sua próxima ida ao supermercado.
O Guia do Supermercado não é patrocinado por nenhuma marca. Por isso temos a liberdade de criticar, mas também de elogiar os produtos que merecem um lugar no nosso carrinho de compras. Para fazer boas escolhas, lembre-se sempre de conferir o rótulo dos produtos avaliados aqui, pois o fabricante pode alterar a receita a qualquer momento, adicionando ou substituindo ingredientes.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.