Guia do Supermercado

Guia do Supermercado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

6 hambúrgueres industrializados que você pode comer sem medo

Você sabia que além de práticos e saborosos os hambúrgueres industrializados podem ser saudáveis? Ao contrário do que muita gente pensa, nem todos os alimentos feitos em uma fábrica são de baixo valor nutricional.

Embora os fabricantes ofereçam alternativas mais baratas e ultraprocessadas, hoje em dia existem opções de alta qualidade para todos os bolsos e gostos —mas é preciso ficar atento aos rótulos.

Esta é a versão online da edição desta segunda-feira (12/08) da newsletter Guia do Supermercado. Para receber estes e outros boletins diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Eu sou Sari Fontana, química industrial de alimentos e faço avaliações didáticas para ajudar você a comer de forma mais consciente (me siga no Instagram).

As críticas aos hambúrgueres industrializados são compreensíveis, pois muitos deles contêm ingredientes que não esperamos encontrar nesse tipo de produto. Podemos dividir a formulação de um hambúrguer em duas partes:

  • Ingredientes obrigatórios: os diferentes tipos de carnes;
  • Ingredientes opcionais: todos os outros, como condimentos e temperos, proteína de soja, fibra de colágeno, maltodextrina, açúcar e aditivos como os estabilizantes, reguladores de acidez, corantes, aromatizantes, realçadores de sabor, acidulantes, antioxidantes etc.

O que evitar em um hambúrguer

Veja estes exemplos que contêm diversos ingredientes e aditivos opcionais:

Imagem
Imagem: Reprodução/Arte UOL

A proteína de soja e a fibra de colágeno, por exemplo, são comumente utilizados para substituir parcialmente a carne, complementando o teor de proteínas e reduzindo os custos. Já a maltodextrina é um carboidrato que atua como espessante, enquanto o açúcar serve para realçar o sabor. Sem falar na lista enorme de aditivos.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Reprodução/ Arte UOL

Embora esses ingredientes e os aditivos sejam aprovados pelos órgãos reguladores e considerados seguros para consumo humano, eles indicam que os produtos têm qualidade inferior àqueles feitos só com carne ou com outros poucos ingredientes.

O que procurar em um hambúrguer

Se você prioriza os alimentos em sua forma mais natural e está disposto a pagar um pouco mais por eles, procure por hambúrgueres que sejam 100% carne ou com poucos itens opcionais na lista de ingredientes.

Estes produtos oferecem um sabor autêntico e uma textura mais próxima da carne fresca.

Para ajudá-lo nessas escolhas, confira a seleção de hambúrgueres com bons ingredientes que encontramos no mercado.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem
Imagem: Reprodução
Imagem

Os melhores hambúrgueres são aqueles com 100% carne. Se preferir praticidade, considere os que já vêm temperados com sal e condimentos de sua preferência. O uso de um aditivo como ácido ascórbico não é problemático, pois é a mesma vitamina C que encontramos em alimentos como laranja e limão. Um aroma também não é motivo para desistir da compra, já a soma de diversos aditivos e ingredientes desnecessários, sim.

A ausência de aditivos é vantajosa, pois aproxima nosso paladar ao sabor original do alimento. Por outro lado, os realçadores de sabor e os aromatizantes hiperestimulam nossos sentidos e, com o tempo, podem alterar nossas referências, fazendo com que os alimentos naturais pareçam menos gostosos. Por isso, quanto menos deles, melhor.

Nem todo alimento industrializado é ruim, nem tudo que tem ingredientes desconhecidos é nocivo. No entanto, é essencial treinar o olhar para fazer as melhores escolhas

Continua após a publicidade

Como você já sabe, o Guia do Supermercado não é patrocinado por nenhuma marca. Por isso temos a liberdade de criticar, mas também de elogiar os produtos que merecem um lugar no nosso carrinho de compras.

Lembre-se sempre de conferir o rótulo dos produtos avaliados aqui, pois o fabricante pode alterar a receita a qualquer momento, adicionando ou substituindo ingredientes.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.