Bebida de aveia diz não ter açúcar, mas é cheia dele
Orgânica, sem glúten e aparentemente sem açúcar. Quando li essas informações no rótulo, fiquei curiosa pra saber como a Bebida de Aveia com Cacau Nude é adoçada, já que tem o sabor doce, apesar de não conter adoçantes.
O rótulo, com várias alegações nutricionais, também estampa uma contradição. Ele informa que o produto é "sem açúcares na lista de ingredientes" — essa parte é verdade, pois o produto tem: água, aveia, cacau em pó, cálcio de algas e sal marinho. Porém, na tabela nutricional encontramos 11g de açúcar e 19g de carboidratos por copo de 200ml, quase o mesmo que um refrigerante. Como isso é possível?
Esta é a versão online da edição desta segunda-feira (23/09) da newsletter Guia do Supermercado. Para receber estes e outros boletins diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Eu sou Sari Fontana, química industrial de alimentos e faço avaliações didáticas para ajudar você a comer de forma mais consciente (me siga no Instagram).
Na tentativa de desvendar o mistério, escaneei o código QR da embalagem, que leva ao blog do fabricante. Lá, tive uma grande surpresa!
A página tem uma ilustração da bebida "falando" para seu psicanalista: 'Não sou feito de açúcar!, seguida da explicação:
"Como é doce e não tem açúcar?
Utilizamos pura tecnologia e (muita) pesquisa para aproveitar o máximo da aveia através de um processo enzimático, que transforma o cereal em leite. Os amidos presentes na aveia são quebrados em componentes menores, assim como o que ocorre durante o processo de digestão do corpo humano. Esses componentes menores, a partir do novo entendimento da Anvisa, devem ser contabilizados na tabela nutricional como açúcares adicionados, mesmo que não tenhamos adicionado nenhuma colher(zinha) de açúcar. Entendeu?"
Esta bebida de aveia engana o consumidor ao esconder o açúcar na lista de ingredientes, mas ele aparece na tabela nutricional Sari Fontana
'Açúcar chique' também é açúcar
Sabe por que a Anvisa exige que esse açúcar seja declarado como açúcar na tabela nutricional? Porque é açúcar, de fato. A diferença é que ele vem da aveia, e não da cana — algo que eu chamo de "açúcar chique", já que só o da cana tem má reputação. Outros tipos, como o de coco, o de beterraba e agora o de aveia, levam a fama de saudáveis.
O mais surpreendente é que enquanto justifica não usar açúcar refinado, o fabricante está explicando que produz açúcar a partir da aveia em seu processo!
Essa é apenas uma forma de confundir o consumidor que foge desse ingrediente quando o encontra nos rótulos. Nesse produto, o açúcar só não aparece na lista de ingredientes, mas a bebida está cheia dele. Além disso, tem o dobro de carboidratos que o leite convencional.
Até quando vamos acreditar que açúcar de outras plantas é melhor que o da cana? Se você procura reduzir o açúcar da sua alimentação, trocar um tipo por outro equivalente não trará vantagens.
Neste episódio do podcast, falamos deste produto e de outros que podem levar o consumidor ao engano. Neste outro, abordamos o consumo de aveia por pessoas saudáveis e em dietas como a low-carb. E na coluna da próxima semana vou ajudar você a aprender como identificar propagandas enganosas nos rótulos dos alimentos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.