Nem água de coco, nem suco: bebidas de caixinha têm mais fruta só no rótulo
Quando vi estas caixinhas coloridas parecidas com as de água de coco, à primeira vista pensei que poderia ser algo bom para as crianças. Mas a empolgação acabou assim que li a lista de ingredientes.
No site do fabricante, elas constam com o título "Água de Coco Mais Frutas (acrescente o nome da fruta, a depender do sabor)". Porém, o correto seria dizer que elas têm mais açúcar e aditivos, em vez de mais frutas.
As imagens de uva, maracujá, frutas vermelhas, melancia e tangerina nos rótulos remetem aos sucos. No entanto, essas frutas ficam apenas do lado de fora da caixinha — as bebidas não têm nenhuma gota de suco, somente aromas. Isso pode levar o consumidor ao engano.
Esta é a versão online da edição desta segunda-feira (14/10) da newsletter Guia do Supermercado. Para receber estes e outros boletins diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Eu sou Sari Fontana, química industrial de alimentos e faço avaliações didáticas para ajudar você a comer de forma mais consciente (me siga no Instagram).
Imagine uma mãe procurando um suco para o seu filho. Ela vê esses rótulos com o coco e mais uma fruta, e imediatamente pensa que são uma versão melhorada dos tradicionais sucos infantis. Embora os produtos não estejam claramente posicionados para essa faixa etária, já que não têm rótulos lúdicos, sabemos que suas caixas coloridas com canudinho atraem as crianças e cabem na lancheira.
Mas elas não são nem água de coco, nem suco: os chamados "refrescos de água de coco adoçados sabor frutas" são uma mistura de água com água de coco, vários aditivos e bastante açúcar. Ou seja, mais um tipo de bebida de caixinha açucarada que fornece apenas carboidratos e sódio.
Cada embalagem contém 18g de carboidrato, o que é quase o dobro do conteúdo de açúcar da água de coco da mesma marca, que não tem adição de açúcar. Para fins comparativos, uma Coca-Cola contém 21g de açúcar na mesma medida, ou seja, nesse sentido as bebidas são bastante parecidas.
Você pensa que está comprando água de coco com frutas, mas leva pra casa uma mistura de água com açúcar, mais 6 aditivos.
A infância é um período crítico na formação das referências do paladar, que pode ser corrompido pela introdução precoce de ultraprocessados. Por isso é tão importante oferecer às crianças uma variedade de alimentos em sua forma mais natural.
No entanto, escolher produtos infantis práticos e nutritivos é um grande desafio, pois seus rótulos escondem muitas armadilhas. Para ajudar nesta tarefa, nesta publicação selecionei 33 bons produtos para a lancheira. Já nesta outra coluna do Guia do Supermercado, listo 6 dicas para identificar propagandas enganosas nos rótulos dos alimentos.
Criança saudável pode beber água de coco, mas ela não precisa ter açúcar adicionado nem um monte de aditivos desnecessários. Ao comprar essas bebidas, confira sempre a lista de ingredientes: prefira as integrais, sem açúcar adicionado e com a menor quantidade de aditivos.
****
Como você já sabe, o Guia do Supermercado não é patrocinado por nenhuma marca. Por isso, temos liberdade de elogiar ou criticar produtos do mesmo fabricante.
Lembre-se sempre de conferir o rótulo dos produtos avaliados aqui, pois o fabricante pode alterar a receita a qualquer momento, adicionando ou substituindo ingredientes.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.