Guia do Supermercado

Guia do Supermercado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Espumantes zero álcool têm mais açúcar que Guaraná

Em se tratando de saúde e dieta, a melhor bebida alcoólica é aquela que você bebe menos. No entanto, a presença do álcool em ocasiões sociais é tão forte que muitas pessoas encontram dificuldade em manter uma vida social sem tomar uns drinques. Mas se você não bebe ou está tentando reduzir a ingestão de álcool, saiba que é possível conciliar seu objetivo com o brinde de Ano-Novo.

Imagem
Imagem: Reprodução/Arte UOL

As bebidas gaseificadas zero álcool são popularmente chamadas de espumantes, pois são vendidas nas mesmas garrafas dos fermentados de uva convencionais, e vedadas com rolhas. Essas opções inclusivas são úteis, pois permitem ao consumidor abstêmio participar do ritual do brinde borbulhante. Mas você já parou para pensar do que elas são feitas? Será que valem a pena?

Quem busca uma alternativa saudável para brindar deve ficar atento aos rótulos: apesar de não conterem álcool, muitas dessas bebidas têm grandes quantidades de açúcar, ultrapassando os refrigerantes.

Esta é a newsletter Guia do Supermercado. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email toda segunda. Conheça as demais newsletters do UOL. São dezenas de opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.

Imagem
Imagem: Reprodução/Arte UOL

Alguns desses produtos, como a Garibaldi Ice, são feitos de suco de uva misturados em água com gás. Embora não tenham açúcar adicionado, bebidas desse tipo contêm uma grande quantidade de carboidratos provenientes da uva, chegando a 95 gramas de açúcar por litro da bebida.

Outras versões sem álcool ainda levam açúcar adicionado, aromas, conservantes e acidulantes. O produto da vinícola Salton contém 15g de açúcar por taça de 150ml, enquanto o Aurora contém 16g de açúcar por taça — mais que uma garrafinha de Guaraná de 200ml, com 15g! Se comparadas na mesma porção (150ml), o guaraná tem 5g de açúcar a menos que o espumante zero.

Imagem
Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Reprodução/Arte UOL

Uma alternativa sem álcool e sem açúcar adicionado é a de bebida maçã de baixa caloria gaseificada da marca Cereser. Apesar de ser conhecida como "sidra", esse produto não se enquadra na definição tradicional de sidra, que normalmente envolve a fermentação de suco de maçã. Neste caso, trata-se de uma bebida que simula o sabor e a experiência de uma sidra, mas sem o processo de fermentação alcoólica. Na prática, lembra um refrigerante de baixa caloria com sabor maçã.

Para quem consome álcool e precisa ou deseja reduzir a ingestão de açúcar, as versões secas (nature, extra-brut ou brut) dos espumantes convencionais são mais adequadas.

Já para quem prefere evitar bebidas alcoólicas, é bom ter em mente que, de uma forma geral, quanto menos álcool, mais açúcar essas bebidas contêm. Mas, como vimos, o mercado já está atento a esse problema, oferecendo alternativas com adoçantes não calóricos. Boas escolhas e boas festas!

****

Eu sou Sari Fontana, química industrial de alimentos e faço avaliações didáticas para ajudar você a comer de forma mais consciente (me siga no Instagram).

Continua após a publicidade

Como você já sabe, o Guia do Supermercado não é patrocinado por nenhuma marca. Por isso temos a liberdade de criticar, mas também de elogiar os produtos que merecem um lugar no nosso carrinho de compras.

Os produtos apresentados aqui são usados como exemplo ilustrativo, mas as explicações valem para bebidas similares de outras marcas. O mais importante é mostrar para você como interpretar a tabela nutricional e a lista de ingredientes dos alimentos, para fazer boas escolhas.

Lembre-se sempre de conferir o rótulo dos produtos que avaliamos, pois o fabricante pode alterar a receita a qualquer momento, adicionando ou substituindo ingredientes.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.