Proteção solar: relembre cuidados importantes para manter a pele saudável
Os cuidados para proteger a pele dos raios solares devem ser tomados o ano inteiro. Porém, com a chegada dos meses mais quentes, é sempre importante falar do assunto e lembrar algumas dicas essenciais que vão ajudar você a ter uma pele saudável, bonita e jovem por mais tempo.
A primeira dica é que você deve utilizar o protetor solar diariamente, e não apenas quando vai à praia, à piscina ou praticar esportes ao ar livre —como muita gente faz. A fotoproteção diária vai auxiliar a combater o envelhecimento precoce, o ressecamento e a oleosidade excessiva da pele. Além disso, é importante para prevenir problemas associados à exposição excessiva aos raios UV, como manchas, acne, queimaduras e até câncer de pele.
Na hora de escolher um protetor solar para usar no dia a dia, é muito importante procurar por um produto que protege contra os raios UVB e UVA. Protetores cremosos assim, além de serem facilmente encontrados, possuem uma maior ação hidratante e são recomendados para quem tem a pele seca. Já as versões oil-free, sem óleo na composição, são indicadas para quem tem pele oleosa, acneica ou mista.
Outro protetor que ganha cada vez mais popularidade é o em spray, por ser rápido e simples de aplicar. No entanto, quando você for ficar muito tempo exposto ao sol, é importante ficar de olho, pois essa versão de protetor exige reaplicações mais frequentes que os em creme.
Quando e quanto aplicar?
Em geral, a recomendação é aplicar o protetor solar a cada três horas, mesmo em dias nublados, chuvosos ou quando você está em casa ou no escritório. Além disso, o produto deve ser reaplicado toda vez que você der um mergulho no mar ou na piscina.
Usar a quantidade ideal do produto também é importante e, para não errar, você pode usar a seguinte medida:
- Rosto 1 colher de chá de protetor
- Tronco 2 colheres de chá para a parte da frente e 2 para as costas
- Braço 1 colher de chá para cada membro
- Perna 2 colheres de chá para cada membro
Lembre-se que além do protetor solar o ideal é sempre investir em outros tipos de proteção, como roupas com FPS, guarda-sol, tendas e chapéu, que protege regiões do corpo em que o câncer de pele é muito comum, como face, couro cabeludo e colo (tórax). Outro cuidado importante é evitar tomar sol nos horários de maior incidência de raios ultravioletas, geralmente entre 10h e 16h.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.