Topo

Paola Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Clmbr: benefícios do treino na máquina de escalada usada por LeBron James

Reprodução do Instagram
Imagem: Reprodução do Instagram

Colunista de VivaBem

24/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Semana passada, estive na IHRSA Fitness Brasil, uma das maiores feiras do segmento no país. Uma das novidades que chamou a minha atenção foi o Clmbr, um equipamento de escalada vertical, que foi lançado nos EUA em 2020 e, segundo o fabricante, já foi utilizado por alguns dos maiores atletas do mundo, como o americano LeBron James, que disputa a NBA, e o tenista sérvio Novak Djokovic.

Com o aparelho, que deve estar disponível em breve em grandes academias do Brasil, você pode fazer um treino de corpo inteiro, com baixo impacto e alta intensidade —o que proporciona alto gasto calórico. O que achei interessante é que o treinamento permite trabalhar braços, pernas e a região do core (abdome, quadril e lombar) de uma só vez. Além disso, desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio.

O simulador de escalada vertical ainda tem a vantagem de não ocupar tanto espaço —como um equipamento de escada ou uma esteira— e permite realizar tanto treinos aeróbicos quanto exercícios de força.

Segundo Ronaldo Ferreira, CEO da BRW Sports Group, empresa que está trazendo o aparelho para o Brasil, um estudo realizado pela revista americana Men's Health demonstrou que em 30 minutos de treino no Clmbr é possível queimar 670 calorias e ativar 86% dos músculos.

Um estudo realizado na Universidade Estadual de Washington, em 2016, comparou o exercício em esteira e máquina de remo com escalada vertical, mostrando que a frequência cardíaca e a taxa máxima de consumo de oxigênio são significativamente mais altas durante a escalada.

Além de melhorar o desempenho cardiovascular e aumentar a resistência, o equipamento preserva a saúde das articulações, já que não há impacto durante a atividade física.

O aparelho conta com programas de treinos que permitem alternar treinos de força e resistência e registra o desempenho do atleta a cada atividade, estimulando-o a se desafiar e evoluir no próximo dia de exercício.

Ferreira diz que uma estratégia sugerida pelos profissionais de educação física responsáveis por elaborar os programas de treinamento do Clmbr é usar o aparelho para fazer circuitos funcionais e os chamados "bootcamps".

Neles, basicamente, você faz por alguns minutos o exercício na máquina de escalada e depois realiza exercícios fora do aparelho, como agachamento, flexão de braços, rosca direta etc. Depois, repete a sequência.