Topo

Paola Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como se motivar para treinar quando o clima está ruim?

"Poxa, vai chover logo hoje que eu ia começar a treinar?" - iStock
"Poxa, vai chover logo hoje que eu ia começar a treinar?" Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

20/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você já deve ter notado que academias e parques ficam lotados quando está sol e calor. O contrário também acontece: basta esfriar ou chover que as pessoas fogem do treino. Os motivos parecem óbvios, né? Mas saiba que há diversas pesquisas científicas para explicar isso —e compreender o impacto que o clima tem sobre nós pode nos ajudar a nos prepararmos melhor para não perder a motivação para treinar quando está frio ou chovendo.

Um estudo de 2012, por exemplo, mostra que as mulheres são mais afetadas psicologicamente pela chuva, relatando níveis muito mais baixos de satisfação com a vida do que os homens em dias ruins.

Além disso, quando o céu está nublado ou a luz do sol é bloqueada, há uma redução do nível de serotonina, o que por sua vez pode aumentar o desejo por alimentos calóricos (de mulheres e homens).

Outro fator que nos desmotiva a treinar é o extremo relaxamento que o barulho da chuva pode trazer —não é por acaso que diversos aplicativos utilizam esses sons como estratégias para relaxar e induzir o sono. A teoria por trás disso é que o barulho das gotas de chuva é uma forma de ruído que diminui a atividade cerebral e, consequentemente, dá aquela preguicinha e sonolência.

Além disso, o mau tempo pode ter um efeito negativo em nossas emoções. É muito comum ver uma mudança de humor —como sentir-se triste ou com baixa autoestima— em dias de chuva, o que também está relacionado com a redução nos níveis de serotonina causada pela falta de sol.

A pressão atmosférica também muda com dias chuvosos e escuros, piorando os níveis de dor do corpo, causando pressão nos nervos e articulações —o que pode desmotivar você ainda mais de treinar.

Agora chega! O objetivo aqui não é ficar só falando dos sentimentos ruins que surgem quando esfria ou chove. Mas, sim, dar soluções para você contornar isso e conseguir fazer exercícios. Veja algumas dicas:

- Foque em suas metas e supere os obstáculos: independentemente do seu ânimo e motivação para treinar, tenha em mente que a disciplina é que vai fazer com que você conquiste os resultados que deseja. Se é dia de treinar, considere isso um compromisso inadiável e apenas vá! Depois, você com certeza agradecerá por ter saído de casa na chuva ou no frio para se exercitar.

- Entenda que, mesmo que não pareça tão claro, você ainda terá alguma exposição aos raios UV, que podem ajudar a regular o ritmo circadiano do seu corpo e melhorar seu humor.

- Envolva-se em atividades físicas prazerosas, que façam você se sentir bem e estar sempre motivado para praticar exercícios, independentemente do clima.

- Quando estiver se sentindo para baixo, levante-se (literalmente) e vá se exercitar. O exercício é o melhor "remédio" para seu ânimo. Além disso, contribuirá para sua vitalidade, autoestima e vai aumentar as endorfinas (que melhoram o humor e trazem bem-estar).

- Se estiver muito difícil para sair de casa, abra as janelas, deixe a claridade entrar e realize exercícios com o peso de corpo ou uma aula de dança na sua sala mesmo —há várias opções na internet. Coloque uma boa música e divirta-se com a atividade física.

- Não se isole em tempo chuvoso —principalmente se seus "sintomas" de tristeza se intensificarem. Quando as pessoas estão sozinhas, pode parecer que as coisas estão piores do que realmente são. Conecte-se com os outros em vez de se esconder da chuva sozinho dentro de casa, chame alguém para fazer exercício com você. Sua disposição certamente melhorará.

Referências:

Utah State University. The Relationship Between Weather and Children's Behavior: A Study of Teacher Perceptions. Disponível em: https://digitalcommons.usu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=3651&context=etd

Connolly, M. Some Like It Mild and Not Too Wet: The Influence of Weather on Subjective Well-Being. J Happiness Stud 14, 457-473 (2013). https://doi.org/10.1007/s10902-012-9338-2

The Guardian. Why 18C is the perfect temperature for crime. Disponível em: https://www.theguardian.com/uk-news/shortcuts/2015/may/04/why-18c-is-the-perfect-temperature-for

The New York Times. Disponível em: https://www.nytimes.com/2009/07/03/nyregion/03murder.html

Zhou J, Liu D, Li, X, Ma J et al. Pink noise: Effect on complexity synchronization of brain activity and sleep consolidation. Journal of Theoretical Biology. 306 (2012) 68-72.

Science Daily. Ancient China: Lack Of Rainfall Could Have Contributed To Social Upheaval And Fall Of Dynasties. Disponível em: https://www.sciencedaily.com/releases/2008/11/081106165233.htm

WebMD. Can Rainy Days Really Get You Down? Disponível em: https://www.webmd.com/balance/features/can-rainy-days-really-get-you-down

Chan CB, Ryan DA. Assessing the effects of weather conditions on physical activity participation using objective measures. Int J Environ Res Public Health. 2009 Oct;6(10):2639-54. doi: 10.3390/ijerph6102639. Epub 2009 Oct 12. PMID: 20054460; PMCID: PMC2790098.