Topo

Paola Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Vai beber nos jogos da Copa? Saiba o impacto do álcool no treino e no corpo

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

07/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os jogos da Copa do Mundo e as festas de final de ano são eventos esperados por muitas pessoas. Neles, é comum sairmos um pouco da rotina alimentar, exagerando em comidas pouco saudáveis e na cervejinha —ou em outras bebidas.

Os efeitos do álcool no seu corpo

Antes de tudo, vale lembrar que, segundo a OMS, não existe uma quantidade segura de álcool que podemos ingerir sem colocar a saúde em risco.

Quando você bebe, o organismo não quer ficar com o álcool (etanol), pois ele é tóxico. Ao ser ingerida, a substância vai para o estômago e, de lá, para a corrente sanguínea, passando diversas vezes pelo fígado para ser "transformada" (metabolizada) em água e gás carbônico.

Porém, antes de se tornar água, ele vira um etanol mais "perigoso", ou seja, o etanal. Essa substância se transforma em ácido acético pela ação de duas enzimas e a glutationa, sendo que o estoque desta última no corpo é limitado.

Assim, enquanto o organismo espera a "produção" de mais glutationa, o álcool fica passeando (e intoxicando) pelo seu corpo por mais e mais tempo.

Fígado sobrecarregado

Além de metabolizar o álcool, lembre-se que o fígado é responsável por armazenar e liberar glicose (açúcar). Enquanto você está bebendo, o órgão está tentando se livrar do "danado" do etanol e deixa de lado a coitada da glicose, que serve como combustível e é essencial para deixar você em pé. É por este motivo que sentimos tanto mal-estar quando estamos bêbados. No final da história, como o álcool é convertido em água e gás carbônico, parte é excretada pela urina e outra parte pela respiração.

Mas não acabou aí. Seu fígado não é obrigado a entender que precisa parar de trabalhar. Ele continua se esforçando, sem saber que está bêbado. Por este motivo, mesmo quando metaboliza o último drinque, o órgão segue produzindo enzimas e "pede" mais e mais álcool, desorganizando todo o seu metabolismo e o premiando com uma crise de abstinência, ou seja, a ressaca.

Parabéns! Você foi contemplado com uma tempestade de mal-estar.

Teor calórico das bebidas alcoólicas

A maioria das bebidas alcoólicas pode ser considerada fornecedora de calorias vazias, pois não acrescenta nenhum benefício à saúde humana e oferta apenas calorias (principalmente provenientes do álcool). Compare abaixo as calorias de cada bebida (e maneire na dose).

Tabela com calorias das bebidas alcoólicas  - Paola Machado - Paola Machado
Imagem: Paola Machado

Por que sua fome aumenta após consumir álcool?

O álcool pode interferir na regulação neuroendócrina do balanço energético, alterando hormônios que controlam a fome e a saciedade.

Além disso, o álcool pode afetar a absorção de micronutrientes, como a vitamina C, A, E e do complexo B. Também reduz a oxidação (queima) de gordura, favorecendo o acúmulo dela no corpo, principalmente na região abdominal.

A influência do álcool no seu exercício

O consumo de bebida alcoólica prejudica a performance esportiva, pois gera fadiga precoce, e atrapalha a recuperação pós-exercício.

- O problema de beber antes de treinar

Você é daqueles que toma uma cervejinha antes do futebol com os amigos ou sai do bar e vai para a academia "eliminar o álcool no suor e desintoxicar o corpo"? Saiba que isso não é uma boa. Lembra-se que o álcool é transformado em água e liberado na urina? Isso leva à desidratação e, ao fazer exercícios, você vai desidratar ainda mais, além de sentir mais fadiga. Portanto, evite fazer exercícios depois de beber ou quando estiver de ressaca.

A bebida afeta a coordenação motora, o equilíbrio e o tempo de reação. Você pode deixar um peso cair no chão, torcer o tornozelo, não ter tempo de desviar de uma bolada, sofrer uma queda ou ter outro tipo de lesão. Somente quando a ressaca passar, depois de muita hidratação e de estar totalmente alimentado, faça exercícios de baixa intensidade e com supervisão, hidratando-se bastante.

Apesar de o álcool não afetar tanto a força, a hipertrofia fica prejudicada e estudos mostram que a bebida interfere na resposta anabólica muscular.

- Efeitos do álcool na recuperação pós-treino

Para se recuperar adequadamente após o exercício, seu corpo necessita de diversos processos, incluindo estimular a síntese de proteínas musculares, restaurar os níveis de fluidos e repor o glicogênio.

Quem já bebeu sabe que o álcool pode aumentar a produção de urina. Isso também pode retardar o processo de reidratação do seu corpo.

Um estudo de 2009 publicado no Journal of Applied Physiology descobriu que isso pode ser mais preocupante com bebidas que contêm pelo menos 4% de álcool —ou seja, praticamente todas as cervejas, vinhos e bebidas destiladas.

Algumas pessoas acham que a cerveja é a bebida ideal para depois do treino, pois contém carboidratos e eletrólitos. Mas esses minerais não estão em níveis altos o suficiente para uma recuperação adequada, sem contar que o álcool desidrata.

Outro ponto é que o consumo de álcool inibe a produção de testosterona, hormônio essencial para a reparação e construção muscular. A bebida também prejudica o sono, momento em que muitos processos de recuperação do organismo são realizados.

Referências:

Areta JL, Burke LM, Ross ML, Camera DM, West DW, et al. (2013). Timing and distribution of protein ingestion duringprolonged recovery from resistance exercise alters myofibrillar protein synthesis. J Physiol 591: 2319-2331.

Burd NA, Tang JE, Moore DR, Phillips SM. (2013). Exercise training and protein metabolism: influences of contraction, protein intake, and sex-based differences. J Appl Physiol (1985). May;106(5):1692-701.

Parr EB, Camera DM, Areta JL, Burke LM, Phillips SM, Hawley JA, Coffey VG. (2014). Alcohol ingestion impairsmaximal post-exercise rates of myofibrillar protein synthesis following a single bout of concurrent training. PLoS One. Feb 12;9(2).

BBC. Sporty people likely to drink more alcohol, survey finds. Disponível em: https://www.bbc.com/news/uk-wales-41397782

Virgile Lecoultre, Yves Schutz, Effect of a Small Dose of Alcohol on the Endurance Performance of Trained Cyclists, Alcohol and Alcoholism, Volume 44, Issue 3, May-June 2009, Pages 278-283, https://doi.org/10.1093/alcalc/agn108

Desbrow B, Murray D, Leveritt M. Beer as a sports drink? Manipulating beer's ingredients to replace lost fluid. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2013 Dec;23(6):593-600. doi: 10.1123/ijsnem.23.6.593. Epub 2013 May 20. PMID: 23690556.