Topo

Paola Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sem piração nem pé na jaca: mantenha-se saudável entre Natal e Ano-Novo

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

26/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por quantos anos você prometeu organizar sua rotina em janeiro do próximo ano? E ainda mais quando avacalhamos em todas as festas de fim de ano. Uma coisa é você sair da rotina dia 25 e dia 1º (ou nas vésperas), outra coisa é você avacalhar ininterruptamente da véspera do Natal (dia 24) até após o Ano-Novo (dia 2).

Por isso, minimamente, tente deixar seus dias 26 a 31 e 2 em diante bem no eixo!

Opte durante a semana por boas escolhas alimentares

Você terá muitas experiências durante o período de férias, mas comer e ingerir bebidas alcoólicas exageradamente todos os dias não precisa ser uma delas.

Se durante essa semana tiver muitas festas, todos os dias, tente fazer lanches saudáveis cerca de uma hora antes de sair para não chegar ao seu destino morrendo de fome, pois quando você está com fome, tende a fazer más escolhas alimentares.

Por isso, faça um lanche mais saudável. Chegando ao local, veja com consciência os alimentos que estão disponíveis, faça um prato e leve à mesa, não caia na perdição de ficar beliscando qualquer coisa o tempo todo. Faça escolhas conscientes com base no que você realmente deseja.

Opte sempre, inicialmente, por pratos de saladas com alguma proteína para estimular a saciedade. No seu prato principal, coloque vegetais, proteínas e escolha um tipo de carboidrato —se estamos morrendo de fome, optamos por ir direto ao prato principal e encher o prato somente de carboidratos.

Não deixe de se hidratar

Sem hidratação adequada, sentimos fome, preguiça e cansaço, acabamos ficando desmotivados para treinar, para nos manter ativos, para se alimentar de forma saudável e, para nos manter em pé, enchemos nosso corpo de café. Por isso, fique sempre com uma garrafinha de água com você, pois assim você manterá sua disposição, se hidratará e manterá a saciedade.

E não se esqueça de limitar a ingestão de calorias vazias como o álcool, que não tem valor nutricional nenhum e ainda prejudica o seu organismo. Ninguém está pedindo para não beber, só beba com moderação e limite sua quantidade. Evite ingerir bebidas alcoólicas próximo ao horário de dormir para não atrapalhar a sua noite de sono e consuma água antes, durante e após a ingestão de bebidas.

Invista em boas noites de sono

O sono suficiente é essencial para o bom humor, boa saúde, enfim, tanto para sua saúde física quanto mental. Mesmo se você tiver planos de viagem de férias, certifique-se de reservar um tempo para dormir com qualidade.

Lembre-se de que a consistência é fundamental; portanto, faça o possível para manter os horários regulares de dormir e acordar, mesmo quando estiver viajando.

Por isso, praticar a higiene do sono nesse período é uma ótima forma de criar novos —e bons hábitos— durante as férias. Manter uma rotina relaxante na hora de dormir pode ajudar nisso, ajudando a fazer a transição da mente e do corpo da vigília para o sono.

A higiene do sono é um conjunto de orientações que visa modificar os hábitos que possam ser prejudiciais à saúde. Estudos mostram resultados favoráveis em relação à dor e ao bem-estar mental, por isso, deixo aqui algumas dicas simples e importantes para iniciar a mudança de hábito e que fazem a diferença na qualidade do sono:

  • Usar a cama apenas para dormir. Evite assistir filme e trabalhar na cama, o seu quarto deve ser utilizado apenas para dormir.
  • Evite usar o celular antes de dormir. As luzes dos equipamentos à noite podem interferir na liberação de hormônios do sono dificultando que seu cérebro entenda que anoiteceu. Desligue o equipamento se quiser uma noite de sono mais reparadora.
  • Evite cafeína, chocolate, energético e dê preferência a refeições leves. Gorduras e cafeínas atrapalham a qualidade do sono e deixam o corpo mais pesado.
  • Detox antes de dormir. Não deixe para responder grandes problemas antes de ir para a cama. Tire uma pausa para agradecer, respirar e esquecer os seus problemas, essa pausa antes de dormir irá ajudar você a deixar os problemas do lado de fora do quarto.
  • Tenha uma rotina de sono. Tente dormir sempre no mesmo dia e horário, assim seu corpo se acostuma, você pegará no sono mais facilmente e acordará mais facilmente!
  • Pratique atividade física. Melhoram a sua saúde física, mental e emocional, e melhoram a qualidade do seu sono.

Opte por treinos sem equipamentos e rápidos. Não dificulte.

O lugar que você está descansando pode não ter uma academia tão perto e isso pode fazer com que coloque obstáculos para não praticar exercícios. Se você estiver em uma programação regular de condicionamento físico, realize corridas intensas combinadas com trotes leves ou mesmo exercícios visando fortalecimento muscular com protocolos de treinos funcionais.

Não dificulte. Você pode incorporar a sua rotina movimentos de peso corporal, como agachamentos, mountain cimber, corrida no lugar, pranchas isométricas, variações de flexões, burpees etc.

Dê o seu melhor para cumprir o seu tempo de exercício, não importa quão pequeno seja. Um treino modificado ou mais curto é melhor do que um treino perdido.

Comece (ou não pare) nessa semana. Não deixe para janeiro mais uma vez!

Alguns solavancos na estrada não precisam se transformar em um desastre quando se trata de comer bem e se manter ativo durante as férias. Por isso, se mantenha consciente, entenda o caminho que está e tente retomar o caminho que estava.

Lembre-se quantas vezes, ou quantos anos, disse que começaria em janeiro. Imagine se tivesse começado e mantido da primeira vez que falou? Se você não cumprir sua rotina de exercícios ou plano de alimentação saudável, lembre-se: volte aos trilhos imediatamente —não diga mais "amanhã eu começo", "ano que vem eu mudo", "deixa para depois". Ontem já foi, amanhã não saberemos e hoje é o momento.

Uma pequena falha em sua rotina não vai destruir seus objetivos ou seu progresso. Mas falar e não fazer, de novo, ou não começar agora, pode trazer consequências futuras —daí pode ser tarde demais.