Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Apneia do sono: por que é preciso diagnosticar e tratar
Certamente você já ouviu falar em apneia do sono. Trata-se de interrupções recorrentes na respiração no momento em que dormimos, e que gera roncos irregulares durante o descanso. O problema é comum, mas nem todo mundo que tem a doença — sim, é considerado doença — tem o diagnóstico.
E o que apneia do sono tem a ver com outros problemas de saúde, a exemplo das doenças cardiovasculares? A explicação está nestas pequenas pausas na entrada de ar. Quando isso acontece, há diminuição da concentração de oxigênio no sangue e, consequentemente, superativação do sistema nervoso. Com isso, eleva-se o ritmo dos batimentos cardíacos e o estímulo da contração dos vasos sanguíneos -- o que, com o tempo, aumenta o risco de desenvolvimento das chamadas doenças cardiovasculares, a exemplo de arritmias, infarto e AVC.
Tratamentos vão desde os mais simples, como perda de peso, placa nos dentes e máscara CPAP, até cirurgia.
Quem explica mais sobre o tema é o diretor do Laboratório do Sono do Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP), Geraldo Lorenzi Filho, no vídeo acima.
Convido a todos para assistir.
Também estou nas redes:
Instagram: @drrobertokalil
Youtube: Canal do Dr. Kalil
Facebook: robertokalilfilho
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.