Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Remédio Tofacitinibe e covid-19: próximos passos após publicação científica
Nas últimas semanas, um importante estudo brasileiro sobre o uso do remédio Tofacitinibe (conhecido no tratamento contra artrite reumatoide e outras doenças autoimunes) em pacientes internados com pneumonia provocada pela covid-19 chamou a atenção do mundo.
Isto porque os resultados iniciais impactantes - associado a 37% menos risco de morte ou falência respiratória pela doença - levaram à aprovação do trabalho no jornal científico New England Journal of Medicine, um dos periódicos médicos científicos de maior prestígio no mundo.
Intitulado "Stop Covid" (Pare a Covid), foi liderado pela Academic Research Organization (ARO), do Einstein, em parceria com a Pfizer - além de mais 15 instituições brasileiras, a exemplo do Instituto do Coração (InCor/HCFMUSP).
A curiosidade que fica é: e agora, quais são os próximos passos? Quando deverá acontecer a aprovação pelos órgãos reguladores no mundo? O remédio entrará, de fato, no tratamento da doença?
Para responder estas e outras perguntas, conversei com o médico Otávio Berwanger, diretor da ARO e chair do comitê executivo do estudo, e a médica pesquisadora Patrícia Guimarães, integrante do trabalho.
Convido a todos para assistir ao vídeo acima.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.