Topo

Vamos Falar Sobre o Luto?

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Frases sobre vida e morte de personalidades brasileiras que nos deixaram

O cantor Erasmo Carlos morreu na terça-feira (22) - TV UOL
O cantor Erasmo Carlos morreu na terça-feira (22) Imagem: TV UOL

Colunista do UOL

24/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Diante da proximidade da morte, o psicanalista Contardo Calligaris, que morreu em março de 2021, repetia aos familiares: "Espero estar à altura". Não se sabe o que ele tinha a intenção de dizer com essa frase, mas quem tinha o hábito de ler suas colunas pode imaginar que Contardo se referia mais à vida do que à morte. Afinal, certa vez ele escreveu que uma vida que merece ser contada com certeza valeu a pena (a dele pode ser conhecida em inúmeras reportagens e entrevistas e, sim, daria um livro).

Impossível falar em vida sem implicar a morte, e vice-versa. As frases reunidas na coluna de hoje —ditas por algumas das importantes personalidade brasileiras que morreram recentemente— são reflexões sobre envelhecer e/ou morrer e comprovam que quanto mais a morte se aproxima, mais o tempo se torna valioso e maior é o desejo de bem aproveita-lo.

Clarice Lispector resumiu bem esse entendimento da morte como sentido da vida no livro "Água Viva", de 1973, no qual escreveu: 'Vida é o desejo de continuar vivendo e viva é aquela coisa que vai morrer. A vida serve é para se morrer dela".

Como Contardo e Clarice, tem muita gente que mesmo quando parte, fica.

Fiquei com medo de ficar velho quando eu passei dos 40, mas depois dos 80 eu já estou acostumado. O medo da morte é um sentimento inútil: você vai morrer mesmo, não adianta ficar com medo. Eu tenho medo é de ficar improdutivo. Só espero morrer 'pá, acabou'." Jô Soares em conversa com o apresentador Marcelo Tas, do programa "Provocações", em 2020.

Quando é jovem, você não pensa muito em morrer, na morte? Mas quando vai chegando, você começa a pensar que tem uma hora que acaba, né? E eu espero que tenha vida depois que a gente apague. Tenho medo da morte, quero fazer coisas ainda. Tenho vontade, desejo? A vida sem trabalho e sem música é muito chata. É difícil envelhecer, mas ao mesmo tempo é bom porque quanto mais você fica velho, mais você vive, e a vida é tão linda. Eu adoro a vida!" Gal Costa em entrevista ao apresentador Serginho Groisman, em 2021.

A vida foi me mostrando que ela é bonita, sempre nasce e renasce. Tudo que fiz, as coisas certas e as erradas, foram boas porque me formaram, e amo o homem que sou hoje." Erasmo Carlos para a revista Quem, em 2015.

A maturidade faz você ficar mais bacana. Às vezes, eu percebo que, internamente, não estou legal eu vou em busca de alguma coisa que me faça ficar legal. (...) Tem gente que fala assim para mim: 'Ai, como você é frágil'. Eu falo: 'Frágil? Eu sou a pessoa mais forte que eu conheço'. Chegam perto de mim e falam: 'Vamos trocar válvula aórtica'. Eu falo: 'Ok, vamos'. 'Vamos fazer cinco pontes de safena'. 'Ok, vamos'. 'Botar o marca-passo'. 'Ok'. Eu faço qualquer coisa para ficar aqui." Claudia Jimenez, ao "Fantástico", em 2014.

Não há como uma mulher de 55 querer parecer que tem 40 anos. Ou 30, como algumas pretendem... Eu estou envelhecendo, pô! Quero ser uma mulher de 57 anos, na melhor forma possível." Isabel Salgado, a Isabel do vôlei, em entrevista à revista Trip, em 2016.

Já não tenho tempo para ficar dando explicação aos medianos se estou ou não perdendo a fé, porque admiro a poesia do Chico Buarque, Mário Quintana ou do Vinicius de Moraes; a voz da Maria Bethânia; os livros de Machado de Assis, Thomas Mann, Ernest Hemingway e José Lins do Rego. Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita para a 'última hora'; não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja andar humildemente com Deus. Caminhar perto dessas pessoas nunca será perda de tempo." Poema de Rolando Boldrin sobre envelhecer.