Precisa mesmo excluir o pão da dieta para emagrecer?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Uma das primeiras coisas que as pessoas excluem no processo de emagrecimento é o pão. Mas será que ele é esse vilão todo?
O pão é feito do trigo, que é um cereal fonte de carboidrato, assim como o arroz e milho. Em uma dieta balanceada, temos que ter fontes de carboidrato, por isso o consumo do pão não precisa ser proibido, mas sim equilibrado com outros alimentos para que a refeição fique completa.
O primeiro passo ao incluir o pão na rotina é focar em qual tipo você vai incluir. Os melhores são os pães de fermentação natural, que são melhor digeridos pelo nosso corpo. Depois entram os pães caseiros e o francês de padaria, considerados alimentos minimamente processados, compostos de farinha de trigo, água, sal e fermento biológico. Por não levar aditivos químicos e/ou conservantes na sua composição, são considerados produtos saudáveis e podem ser incluídos tranquilamente na alimentação.
Já os pães de forma, que compramos nos supermercados, são alimentos ultraprocessados, pois levam aditivos artificiais para que a vida na prateleira seja longa. Esses alimentos podem ser incluídos na rotina, porém não podem ser a base da alimentação.
Dentro desses tipos que citei temos a versão tradicional e a integral. Claro que a integral vai ser mais nutritiva, pois usa o grão inteiro e possui fibras, o que aumenta a sensação de saciedade da refeição. No entanto, se você acha mais gostoso o branco, não precisa se obrigar a comer o integral, basta incluir fibras e nutrientes na refeição, adicionando legumes e verduras.
Para criar essa refeição balanceada, basta fazer uma comparação com um prato de comida, por exemplo. Normalmente, consumimos arroz com alguma carne e vegetais. Para montar uma refeição com pão, vamos substituir o arroz pelo pão e manter a carne e os vegetais. O foco sempre vai ser pensar em qual proteína e vegetal você vai incluir junto com o pão.
Vamos supor que você quer consumir pão pela manhã. Uma boa ideia seria fazer um refogado com cebola, tomate e ovos mexidos. Se for um lanche prático para o almoço, você pode fazer um patê com atum e cenoura ralada —para o pão não ficar molengo, na hora de montar, coloque uma fatia de pão, uma folha de alface (seque bem a folha com papel toalha), coloque o patê, mais uma folha de alface e a outra fatia do pão, dessa forma o alface impede que o pão absorva a umidade do patê. No jantar dá até para fazer algo mais elaborado, como um hambúrguer caseiro (feito apenas com carne moída e temperos naturais) acompanhado de alface e tomate.
O que não podemos é comer apenas o pão sozinho, sem nenhum acompanhamento, pois dessa forma a refeição fica pobre em nutrientes e apenas fonte de carboidrato. Por isso não foque em cortar seu pão, mas sim em balanceá-lo com alimentos nutritivos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.