Verônica Laino

Verônica Laino

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Qual a diferença entre a cúrcuma e o açafrão? Os dois ajudam a emagrecer?

Muitas pessoas deixaram de usar especiarias para utilizar temperos artificiais prontos, os famosos temperos de pacotinho. Porém, as especiarias vão muito além de apenas dar sabor aos nossos pratos, elas têm propriedades medicinais que são extremamente importantes para a nossa saúde.

Uma especiaria repleta de benefícios é a cúrcuma, que tem o nome científico de Curcuma longa. Ela ficou popularmente conhecida como açafrão-da-terra, o que acabou gerando uma confusão com o açafrão, que na verdade vem de flores e seu nome científico é Crocus sativus.

A confusão se deu principalmente por terem cores vibrantes parecidas, porém são plantas completamente diferentes. A cúrcuma é um rizoma que dá debaixo da terra, assim como o gengibre. Já o açafrão é o estigma da flor, que fica bem no seu miolo. No sul da Ásia, a cúrcuma sempre foi muito utilizada, principalmente para fazer o curry, já as populações próximas ao mediterrâneo utilizam o açafrão nas famosas paellas típicas da Espanha.

Imagem
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A cúrcuma é rica em curcumina, que dá sua cor amarelo-ouro vibrante e seus benefícios vão desde a redução de processos inflamatórios até a melhora da saúde cerebral. Utilizamos em pessoas com síndrome metabólica, já que seu consumo ajuda a reverter a resistência à insulina, a equilibrar o nível de colesterol ao reduzir o colesterol de baixa densidade (LDL) e triglicerídeos.

Pessoas com artrite também se beneficiam, pois ela atua como um coletor seletivo de radicais livres (prevenindo assim o dano oxidativo do DNA), reduz a inflamação sistêmica por regular marcadores inflamatórios, podendo inclusive atuar positivamente para a saúde cerebral.

É importante entender que para ter todos esses benefícios é preciso se atentar a sua forma e concentração, já que a cúrcuma que encontramos a granel nas lojas de produtos naturais é apenas a raiz seca e moída e apenas 3% do seu peso vem dos princípios ativos que queremos.

Por isso, se você pretende utilizar a cúrcuma em pó, a porção precisa ser grande, em torno de uma colher de sopa cheia por dia —ou você pode comprar a cúrcuma concentrada, na qual a indústria consegue concentrar 95% do seu peso em curcuminas (que é o princípio ativo), sendo necessário um consumo bem menor, como uma colher de chá por dia.

Cúrcuma X Perda de peso

Pensando no processo de emagrecimento, o consumo da cúrcuma concentrada, quando associada a piperina (que está presente na pimenta do reino) e boas fontes de gordura (como a do azeite, manteiga clarificada —ghee— e óleo de coco prensado à frio) potencializam a sua absorção e com isso dão melhores resultados.

Continua após a publicidade

O que as pesquisas observaram é que a curumina aumenta a expressão de genes específicos da gordura marrom (células que são capazes de usar quantidades significativas de energia calórica da dieta como energia térmica corporal), estimulam a produção de novas mitocôndrias, aumentam a queima de gordura e suprime a formação de nova gordura.

Por isso que a utilização do leite dourado pode ser um bom aliado a redução de peso. Para preparar, basta aquecer 200 ml de leite de coco caseiro e misturar com uma colher de chá de cúrcuma concentrada, uma pitada de pimenta do reino e uma pitada de canela.

Benefícios do açafrão

Imagem
Imagem: iStock

Um dos problemas do açafrão é o custo é muito alto, pois são necessárias 75 mil flores para obter 1 kg do alimento. Então, apesar de seus benefícios, nem todos conseguem incluir a especiaria em seu cardápio.

Em média é necessário consumir 1 g de açafrão, dividido em duas doses por dia para colher os benefícios. As suas propriedades vêm especialmente dos carotenoides, crocina e sanafral, por serem antioxidantes.

Continua após a publicidade

Os estudos mostram aplicações bem abrangentes, como redução de quadros depressivos —por ter ação ansiolítico e relaxante—, e efeito neuroprotetor, ajudando a potencializar a memória e até ser utilizado em pacientes com demência e provável Alzheimer.

Pensando no processo de emagrecimento, o consumo de 90 mg duas vezes por dia demonstrou redução de peso e a frequência na ingestão de guloseimas. Além disso, melhora a resistência à insulina, aumenta a captação e oxidação das gorduras, além de acelerar a liberação de triglicerídeos no plasma.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes