Como saber se estou desidratado? Veja 9 sinais de que o corpo pede água
Que beber água é importante todo mundo sabe, porém como saber se estamos bebendo água suficiente ou se precisamos melhorar? O nosso corpo precisa de água para tudo e quando bebemos pouca água, entramos em um quadro de desidratação, o que leva a um prejuízo no funcionamento de todo organismo.
O que atrapalha um pouco entender quando esse quadro acontece é que cada pessoa perde uma quantidade diferente de líquido, seja por meio da respiração, suor, urina ou fezes, por isso que a recomendação é para que a ingestão deve ser em torno de 2 litros por dia.
Mas se você mora em um local mais quente, com certeza vai suar mais, portanto vai precisar de uma quantidade maior de água. Quem faz exercícios aumenta a frequência respiratória, aumentando também a eliminação de água, então temos que ficar atentos a alguns sintomas que indicam que nosso corpo está desidratado, são eles:
Baixa performance nos exercícios
Pessoas que suam muito durante o exercício precisam ficar atentas porque uma redução de 2% no peso corporal por meio da eliminação de liquido pelo suor pode levar a uma queda de até 10% no desempenho.
Muitas vezes é preciso pesar a pessoa antes de iniciar o exercício com roupas leves e secas. Após o exercício, a pessoa troca de roupa e se pesa novamente, para ver o quanto reduziu de peso na balança. Se a redução for superior a 2% é preciso ajustar o consumo de água e eletrólitos antes e durante o treino.
Cansaço
Pessoas que estão sempre cansadas, inclusive acordam já cansadas, podem estar desidratadas, isso acontece porque sem água no organismo temos uma dificuldade de transportar a glicose ou o glicogênio para dentro das células, e sem esse transporte não temos geração de energia, ficando cansado o tempo todo.
Sistema circulatório que não funciona bem
Sabe quando você levanta rápido e vê tudo preto? Ou se sente exausto com pouca atividade? Já teve se sentiu muito mais cansado ao se exercitar em locais quentes? Isso tudo pode ser um reflexo de um corpo desidratado, já que quando nosso corpo está bem hidratado nosso sangue se torna mais "fino" e, com isso, consegue circular melhor, controlando a frequência cardíaca e a pressão arterial. Um corpo desidratado normalmente terá um sangue mais espesso, o que dificulta as trocas.
Mau hálito
Nossa saliva tem uma ação antibacteriana. Quanto mais hidratados estamos, maior é a produção de saliva e isso faz com que haja um equilíbrio das bactérias na boca. Em um quadro de desidratação produzimos menos saliva e, com isso, há um aumento das bactérias que causam mau hálito.
Constipação
Esse sintoma é um clássico e acredito que o mais conhecido. Se as suas fezes saem com dificuldade, parecendo várias bolinhas que podem estar juntas ou separadas, é um sintoma clássico de desidratação.
O que acontece é que as fezes são um dos veículos para eliminação de água no corpo. Quando não consumimos água suficiente, o corpo tenta contornar essa situação e acaba eliminando menos água nas fezes, deixando elas desidratadas. Em último caso, o corpo consegue até reabsorver o pouco de água que está já no intestino, ressecando ainda mais o bolo fecal e piorando o quadro. O ideal é ir ao banheiro todos os dias e as fezes devem ser macias e sair sem dificuldade.
Memória ruim e dificuldade na concentração
Nossos neurônios são extremamente sensíveis e, ao sentir um desequilíbrio dos seus componentes por conta da desidratação, geram efeitos colaterais, como dor de cabeça, falta de atenção, confusão mental, sonolência. Com isso, a pessoa não consegue memorizar o que está estudando e, muitas vezes, não presta atenção nem no que está fazendo.
Inchaço
Esse sintoma causa um nó na cabeça das pessoas,. Isso porque muitas pessoas acham que beber mais água vai piorar o inchaço, mas, na verdade, ocorre o contrário. Quanto mais água você consome, menos líquido você retém nas células, o que diminui o inchaço.
O que acontece é que quando nosso corpo se desidrata temos sinalizações hormonais e consequentemente a liberação de vasopressina, que faz com que aumente a retenção de água e sódio, com isso vamos menos vezes ao banheiro e ainda acumulamos mais água na pele, piorando inclusive o aspecto de casca de laranja da pele.
Fome ou ganho de peso
Se bateu aquela fome fora de hora, antes de comer beba sempre um bom copo de água e aguarde 15 minutos para ver se realmente está com fome. Isso porque, sem a energia que citei acima, o corpo acha que não tem comida suficiente entrando, então o cérebro acaba interpretando a falta de água como fome.
Cor da urina
Muitas pessoas se confundem com esse sintoma, pois o ideal não é que a urina esteja transparente, mas sim amarelo claro. Então se você não bebeu os 2 litros de água que são recomendados por dia, e a sua urina está saindo transparente é sinal de que você está precisando de eletrólitos. É preciso, então, aumentar o consumo de água de coco natural, frutas e vegetais.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.