Táticas para evitar o ganho de peso nas confraternizações de fim de ano
Fim do ano é sempre a mesma coisa: muitas confraternizações, muita comilança e, como resultado, temos um aumento significativo na balança. Que tal fazer diferente este ano?
A ideia, claro, não é reduzir peso durante esse período, e sim controlar o ganho de gordura com algumas estratégias.
Preciso evitar os eventos?
Certamente não! A ideia aqui não é se tornar antissocial ou extremista ao ponto de levar marmitas saudáveis para as festas, mas sim ir para as confraternizações com outro foco.
A ideia na verdade é planejar as saídas e escolher as melhores opções dentro do que está disponível.
Antes do evento
O maior erro que as pessoas cometem é pular refeições com o intuito de economizar calorias para poder esbanjar no evento. O problema disso é que você chega com tanta fome que fica praticamente impossível de fazer boas escolhas.
O ideal é ir de estômago forrado, assim você consegue apenas degustar o que está sendo servido e controla as suas porções.
Faça uma refeição volumosa, porém pouco calórica antes de sair de casa. Uma excelente opção é uma salada com vegetais crus como pepino, tomate, cenoura e beterraba ralada, além de um mix de folhas. Alimentos crus demoram mais tempo para serem digeridos pelo nosso organismo, aumentando a saciedade.
Além da salada, coma uma proteína magra —uma lata de atum é uma opção prática e tem poucas calorias. A proteína é muito importante para reduzir o índice glicêmico da refeição e, se a gente for parar para pensar nas comidas oferecidas nas festas, a maior parte é fonte de carboidrato, Então, consumindo a proteína antes, você já garante seu aporte proteico do dia.
Durante o evento
Não saia comendo tudo o que é oferecido. Primeiro, dê uma olhada no que tem e faça boas escolhas!
Se for consumir bebida alcoólica, não ultrapasse duas doses —e no restante da festa prefira água ou água com gás e limão espremido. Evite tomar suco de fruta e refrigerantes, para não ingerir ainda mais carboidrato e calorias.
Escolha no máximo dois carboidratos. No bar, por exemplo, escolha se vai comer a batata, o pão, a farofa, a mandioca ou o bolinho recheado. Se você for do doce, evite consumir os carboidratos salgados e deixe sua cota para a sobremesa.
Preste atenção no seu corpo! Percebeu que já está satisfeito, pare de comer —este não vai ser seu último evento da vida, nem sua última oportunidade para comer aquelas comidas. Foque em aproveitar as conversas e se divertir com seus colegas, tire o foco da comida.
Depois do evento
Mexa seu corpo! Procure fazer exercícios aeróbicos que ajudam a reduzir a glicemia (nível de açúcar no sangue), como corrida, bike ou até mesmo uma caminhada no quarteirão. Se morar em prédio, você pode subir de escada em vez de elevador.
Investir em um treino HIIT também é boa opção —veja aqui uma série que pode ser feita em qualquer lugar.
Hidrate-se! Consuma bastante água e, se possível, inclua um suco verde ao acordar no dia seguinte. Veja abaixo uma receita deliciosa!
Suco verde
Ingredientes
- 1 xícara de água fervente
- 1 colher de sobremesa de semente de erva-doce
- 1 maçã pequena com casca
- 2 folhas de couve
- 1 colher de sobremesa de gengibre ralado
- Sumo de 1/2 limão
- 1 xícara de gelo
Modo de preparo
Adicione as sementes de erva-doce na água fervente, tampe e deixe abafar por 5 minutos, para fazer um chá.
Corte a maçã em 4 pedaços e retire as sementes.
Depois destes 5 minutos, coe o chá de erva-doce no copo do liquidificador, adicione a maçã com casca, as folhas de couve, o gengibre ralado e o limão.
Bata tudo por três minutos na velocidade alta.
Coe o conteúdo em um copo grande, adicione o gelo e consuma em seguida.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.