Doença pulmonar afeta 6 milhões de pessoas no Brasil*
04/06/2020 20h32
Ainda pouco conhecida, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é responsável por 40 mil mortes por ano no país*
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), caracterizada pela obstrução do fluxo de ar nos pulmões*, que costuma ser provocada por fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos, representa um sério problema de saúde pública em todo o mundo. Por ser constantemente confundida com o processo de envelhecimento e com sintomas do tabagismo, a condição é de difícil diagnóstico e tratamento.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 64 milhões de pessoas vivem com a DPOC no mundo e, até 2030, a doença será a terceira principal causa de morte do planeta. No Brasil, são cerca de 6 milhões de pessoas que sofrem com a enfermidade*, sendo que 70% não estão diagnosticados e 61% são fumantes e ex-fumantes que mantiveram o vício por um longo período*. Muitos relatam visitas frequentes a emergências por causa dos quadros de exacerbações (crises), que aumentam o risco de morte. Atualmente, cerca de 40 mil pessoas morrem em função da DPOC no país*.
Hoje, por meio de novas terapias com potencial de promover uma melhor qualidade de vida ao paciente, a DPOC pode ser bem controlada, apesar de não ter cura até o momento. Estima-se que 25% necessitem de hospitalização* por causa das crises caracterizadas por falta de ar e dificuldade para respirar, o que compromete a vida dos indivíduos com essa doença. Segundo a OMS, a DPOC já causou 3 milhões de mortes no mundo*, estatística que reforça a importância de diagnosticar a doença precocemente e adotar o tratamento contínuo adequado, a fim de que o paciente recupere a qualidade de vida e retome as atividades do dia a dia.
DPOC- Informação Inspira
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a GSK, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Fundação ProAr, e Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD), Portal Drauzio Varella, Minha Vida, Avós da Razão e Avosidade lança no dia 18 de junho a nova campanha "DPOC - informação Inspira", que terá conteúdos exclusivos sobre as questões mais importantes que envolvem a jornada da DPOC, incluindo os desafios do diagnóstico, tratamento e da busca pela qualidade de vida. A comunicação também contará com ações digitais - em parceria com plataformas de saúde -, a partir de informações úteis sobre a doença.
Referências:
1. Perez-Padilla, R. et al. Reliability of FEV1/FEV6 to Diagnose Airflow Obstruction Compared with FEV1/FVC: The PLATINO Longitudinal Study. PLOS ONE, 8 (8): e67960, 2013.
2. BRASIL. IBGE. Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação. Acesso em: 24 out. 2019.
3. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DATASUS. Mortalidade no Brasil - Óbitos por residencia segundo Região. Categoria CID-10: J-44 Outras doenças pulmonares obstrutiva crônica, 2017.
4. GLOBAL INITIATIVE FOR CHRONIC OBSTRUCTIVE LUNG DISEASE. Global strategy for Diagnosis, Management and Prevention of COPD. Updated 2019.
5. WHO. Chronic respiratory diseases: Chronic obstructive pulmonary disease (COPD). Acesso em: 28 out. 2019.
6. LANDIS, SH. et al. Continuing to Confront COPD International Patient Survey: methods, COPD prevalence, and disease burden in 2012-2013. Int J Chron Obstruct Pulmon Dis, 6(9):597-611, 2014.