Cardápio Turbinado
Saiba quais os 10 alimentos mais indicados para combater o cansaço e garantir energia para o dia todo
Em tempos normais, já não é fácil evitar o cansaço e a fadiga. Estresse, sono irregular, excesso de estímulos e o hábito do multitasking drenam nossa energia e dificultam a concentração e a execução das tarefas diárias.
Na quarentena, o acúmulo de funções e as incertezas com relação à própria pandemia aumentam ainda mais a necessidade de cuidar melhor da alimentação, um dos pilares de uma vida saudável.
Afinal, é através da alimentação que o nosso organismo repõe suas reservas energéticas e as vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo e da mente.
Além dos alimentos energéticos por definição, grupo no qual se enquadram carboidratos, proteínas e gordura, há outros menos óbvios, mas não menos importantes para garantir mais disposição e vitalidade.
Aqui, uma lista de 10 itens para incluir no cardápio diário e equilibrar a rotina:
1. Açaí
Fruto típico da região Norte do Brasil, é rica em carboidratos, antioxidantes e vitaminas C, B1, e B2, importantes para a transformação de gordura em energia. Também é fonte de gorduras insaturadas, que ajudam no controle da pressão arterial e do colesterol.
2. Água de coco
Rica em potássio e magnésio, auxilia na redução do cansaço e do estresse, além de ajudar na recuperação dos músculos após atividades físicas. Tem alto poder de hidratação e aumenta o estoque de glicogênio, que é fonte imediata de energia para o organismo.
3. Banana
É fonte de triptofano, aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que ajuda a regular o sono e o humor. Também é rica em potássio, cuja falta no organismo pode desencadear fadiga e cansaço mental.
4. Oleaginosas
Nozes, castanhas e amêndoas são boas fontes de magnésio, cobre e selênio, micronutrientes que aumentam a produção de energia, turbinam a memória e ainda ajudam a diminuir o estresse. Ricas em proteína vegetal e gorduras insaturadas, também atuam na redução da pressão arterial, do colesterol e dos triglicérides.
5. Mel
Contém dois tipos de carboidratos, a glicose e a frutose, o que garante seu papel energético. Também é fonte de vitaminas C e do complexo B, que, além de participar na produção de energia, ainda desintoxicam o organismo.
6. Aveia
Carboidrato de baixo índice glicêmico, garante energia sem elevar os níveis de açúcar do sangue. Também é rica em vitaminas do complexo B, que aumentam a disposição física, e fibras, que dão mais saciedade.
7. Chocolate amargo
Contém teobromina, estimulante natural semelhante à cafeína. Ela melhora o humor e aumenta a energia. Também é rico em flavonoides, que auxiliam na oxigenação do organismo -- o que resulta em mais disposição -- e ainda faz bem para o coração.
8. Gengibre
Além de suas propriedades antiinflamatórias, antioxidantes, bactericidas e digestivas, acelera o metabolismo e auxilia no emagrecimento.
9. Ovo
Excelente fonte de proteína: um ovo oferece cerca de 12% das necessidades diárias. Tem poucas calorias e muitos nutrientes saudáveis, como ferro, colina e vitaminas A, D, K e B. Garante que os músculos se recuperem adequadamente após os exercícios físicos.
10. Beterraba
Rica em nitrato, substância que até pouco tempo atrás era considerada inócua, sem nenhum valor nutricional. Mas uma pesquisa recente revelou sua importância na geração de energia durante atividades físicas. O nitrato faz a mitocôndria (organela responsável pela respiração celular) trabalhar de forma mais eficiente, o que garante menor perda energética durante os exercícios.
Esta página é uma produção do UOL Content_Lab para Finn Nutritive e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL