Delícias de Inverno
Na estação mais fria do ano, as frutas de época ajudam a turbinar a imunidade e a evitar guloseimas
No inverno, temos uma tendência a consumir alimentos mais calóricos. Tudo para garantir uma boa ingestão de carboidratos, que ajudam a manter o corpo aquecido.
Assim, frutas e vegetais frescos acabam ficando em segundo plano, o que é um equívoco, considerando que há uma necessidade ainda maior de consumir vitaminas e minerais essenciais à manutenção da imunidade do organismo.
Evitar doces e frituras e investir em uma boa quantidade de frutas é um jeito de contornar o problema, sem abrir mão do prazer. Elas contêm vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo, suas fibras dão maior saciedade do que guloseimas doces e ainda ajudam a manter a saúde do intestino.
Com os avanços tecnológicos e os modernos sistemas de transporte e logística, é possível encontrar nas grandes cidades todo tipo de fruta, nacionais ou importadas, sazonais ou fora de época.
Mas há vantagens em priorizar as frutas de cada estação. Para começar, elas são mais baratas. Questão de mercado: quando há maior oferta, os preços caem.
As de época também costumam ser mais saborosas, já que crescem e amadurecem no tempo certo. Isso leva a outra vantagem: há menor necessidade de fertilizantes e defensivos agrícolas.
Além disso, são alimentos ricos em micronutrientes que fortalecem o sistema imunológico, o que ajuda a evitar gripes e resfriados.
A vida tá corrida e não deu pra fazer a feira da semana? Nada de culpa! Aposte em complementos alimentares, com ou sem sabor, para turbinar as refeições, o suco, a vitamina... O que importa é ficar de olho nas suas necessidades nutricionais e supri-las da maneira mais prática e eficiente para você.
Confira 7 frutas de inverno e seus benefícios:
1. Atemoia
Cruzamento da fruta-do-conde, também conhecida como ata ou pinha, com a cherimoia, de origem andina, tem sabor leve e agridoce. É rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio e flavonóides, que têm função antioxidante e anti-inflamatória. Também é uma boa fonte de energia rápida, já que é rica em carboidratos.
2. Kiwi
É uma das frutas com maior carga de antioxidantes, substâncias que combatem o envelhecimento precoce das células, além de polifenóis, vitamina C e magnésio. Esse coquetel faz com que seu consumo garanta proteção cardiovascular e até contra cânceres. Basta uma unidade por semana para elevar o colesterol bom (HDL) e controlar os triglicérides. Suas fibras retêm muita água, sendo indicada também para quem tem problemas intestinais.
3. Caqui
Rico em betacaroteno, substância que beneficia pele e visão, além de ser fonte de vitaminas A, B e C e de minerais que contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico. Tem ainda alto poder antioxidante.
4. Mexerica
Não é novidade que a mexerica, ou tangerina, contém grande quantidade de vitamina C -- uma fruta fornece cerca de um terço da nossa necessidade diária --, sendo ideal para fortalecer o organismo. O que poucos sabem é que ela melhora a função hepática e pode até prevenir o câncer de fígado.
5. Morango
Fonte de vitaminas C e K, além de potássio, manganês e magnésio, que beneficiam os ossos, o cérebro e o coração. Também contém flavonóides, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento.
6. Carambola
Riquíssima em vitamina C, essencial para a imunidade do organismo: duas unidades fornecem mais de 50% da nossa necessidade diária. Contém ainda vitamina B6 e riboflavona, que acelera o metabolismo e tem efeito antioxidante. Mas por sua ação diurética, deve ser evitada por pessoas com problemas renais.
7. Laranja-lima
Até setembro, é a melhor opção entre os vários tipos de laranja. Ela ajuda a controlar a pressão sanguínea e a combater o colesterol, além de estimular as funções intestinais. Sua grande quantidade de vitamina C reforça as defesas do organismo, e também contribui para a saúde dos ossos, dentes e pele.
Esta página é uma produção do UOL Content_Lab para Finn Nutritive e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL