Cuidados especiais
Alinhadores invisíveis e placas para bruxismo devem ser higienizados com produtos especializados
O avanço da tecnologia trouxe conforto e praticidade para quem utiliza aparelhos ortodônticos - alinhadores invisíveis e placas para bruxismo são dois bons exemplos. E, na hora de realizar a sua higienização, a tecnologia de Corega Tabs é também uma verdadeira mão na roda!
"Assim como as próteses dentárias, os aparelhos ortodônticos podem ser objeto de contaminação por microrganismos, como fungos, bactérias e vírus", explica o Dr. Andres Zapata, gerente da área médica da GSK. "Além disso, também pode acontecer o acúmulo de partículas de alimentos".¹
É por isso que, da mesma forma que escovamos a boca diariamente, é fundamental realizar a higienização desses aparelhos. No entanto, um erro bastante comum é realizar a sua limpeza com creme dental comum: o efeito pode ser exatamente o oposto!
"Cremes dentais produtos são abrasivos e podem provocar arranhões, o que facilita a proliferação de microrganismos²", explica o dr. Zapata. Vale lembrar que essa abrasividade é necessária para a limpeza dos nossos dentes, que tem um esmalte natural bastante resistente.
Mas o acrílico usado nas próteses é até 10 vezes mais macio do que o esmalte natural dos dentes. Por isso, a recomendação é usar produtos especializados, como Corega Tabs - que promovem uma limpeza profunda e completa de aparelhos ortodônticos, alinhadores, protetores bucais e próteses dentárias.
"A prótese, aparelho ou protetor bucal, deve ser submerso num copo com água morna, em seguida deve ser colocada a pastilha e deixar de molho pelo tempo determinado na embalagem", explica o dr. Zapata".
Após o tempo de molho especificado nas rotulagens de Corega Tabs 3 Minutos e Corega Tabs Branqueador, deve ser utilizada uma escova macia para escovar o aparelho com o próprio líquido.
Segundo testes feitos em laboratório, Corega Tabs mata 99,9% das bactérias causadoras do mau hálito** em apenas 3 minutos***! Uma higienização completa de forma extremamente fácil e prática.
¹ SHAY K. Denture Hygiene: A Review and Update. The Journal of Contemporary Dental Practice 2000.
² CHARMAN, K. M., et al. Attachment of Streptococcus oralis on acrylic substrates of varying roughness. Lett Appl Microbiol, 2009; 48(4), pp. 472-7
*Com base em testes feitos em PMMA, aço inoxidável, ligas cobalto-cromo e vinil etileno copolímero
** Em testes laboratoriais
**Mata 99,9% das bactérias causadoras do mau hálito em 3 minutos e outros microorganismos em 5 minutos
PM-BR-PLD-22-00034
Veja mais
Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Corega e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL
Publicado em maio de 2022