Cardápio para emagrecer com endívia (semana 47, quarta-feira)
Refeição
Café da manhã
- 1 porção de mingau de aveia com banana e canela
- café ou chá de sua preferência
Lanche da manhã
- bananinha (sem açúcar)
Almoço
- salada de endívia, alface romana, pepino, uva e muçarela de búfala
- sopa de broto de abóbora, batata inglesa, carne moída e cenoura
- pão de fermentação natural
- uva
Lanche da tarde
- mamão papaia com aveia em flocos
Jantar
- sopa de broto de abóbora, batata inglesa, carne moída e cenoura
- uva
Este cardápio faz parte de Cardápios para Emagrecer, programa em que assinantes UOL recebem, por semana, 5 menus para perder peso de forma saudável. Ele é o cardápio de quarta-feira da 47ª semana e foi elaborado pela nutricionista Samantha Rhein, pós-doutoranda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Para ver a semana completa, clique aqui, e para acompanhar todo o programa, veja nossa home.
Assinantes também podem receber todos os sábados, diretamente no email, os 5 cardápios, a lista de compras e a receita da semana, além de dicas de alimentação saudável. Basta se cadastrar na newsletter de VivaBem.
Os alimentos do cardápio que não possuem quantidade indicada podem ser consumidos livremente, pois são produtos naturais, nutritivos e que garantem saciedade. Caso não goste de algum alimento indicado, você pode consumir outro de mesmo grupo (trocar o peixe por frango; o brócolis por couve-flor ou abobrinha; o morango por melão; a batata por mandioca etc.) ou optar por qualquer outra refeição da semana.
Se não quiser ou não conseguir seguir alguma receita indicada no cardápio, consuma os principais ingredientes dela, da forma que mais gostar. Exemplo: em vez de fazer uma torta de frango integral, monte um prato com frango desfiado, arroz integral e os outros itens indicados para a refeição.
Use vinagre, limão, ervas, cebola, alho, pimenta e sal a gosto para temperar os vegetais (crus e cozidos), carnes e peixes.
Se tiver dúvidas sobre os cardápios, mande um email para vivabemuol@uol.com.br: a equipe do UOL e a nutricionista Samantha Rhein estarão prontos para responder à sua pergunta.