Barriga estufada? O que comer e o que evitar para diminuir gases e inchaço
Em um processo de reeducação alimentar, ao passar a comer mais comidas saudáveis, você pode ter alguns "efeitos colaterais", como aumento da produção dos gases e inchaço abdominal. Isso é normal e ocorre pois frutas, legumes, verduras e leguminosas, alimentos que devem estar sempre presentes em uma dieta equilibrada, possuem alto teor de fibra —substância de difícil digestão.
Caso esteja sofrendo com flatulência excessiva e a sensação de barriga estufada, fique atento ao que coloca no prato. De acordo com a colunista de VivaBem Paola Machado, doutora em ciências da saúde com foco em nutrição e obesidade, alimentos como brócolis, repolho, couve, feijão, maçã, leite e queijos costumam provocar inchaço —mas você não deve deixar de comê-los, apenas diminuir o consumo até encontrar a quantidade que consegue ingerir sem ter desconforto.
Para reduzir o estufamento abdominal, Machado diz que é uma boa comer pepino, banana, mamão, aspargos, iogurte natural e gengibre. Chá de hortelã e de camomila também contribuem para diminuir o inchaço.
Em Cardápios para Emagrecer, você encontra refeições elaboradas pelo nutricionista Victor Machado com ingredientes variados, que podem ser substituídos conforme a sua preferência e necessidade (desde que dentro do mesmo grupo nutricional). Assine UOL e receba semanalmente 5 cardápios, com 5 refeições cada, para perder peso de forma agradável e com saúde.