Cardápios para Emagrecer #18: lanchinhos saudáveis para salvar sua semana (e a dieta!)
Os momentos entre as principais refeições (almoço e jantar) podem ser um perigo para a saúde e para o emagrecimento quando estamos desprevenidos. Principalmente para quem trabalha longe de casa e não tem o hábito de levar algo para comer na bolsa ou na mochila nesses intervalos, aumenta o risco de beliscar o que aparecer pela frente para aliviar a fome.
CONFIRA OS CARDÁPIOS DAS PRÓXIMAS SEMANAS
- Semana #19: constância é essencial para ter resultados
- Semana #20: mude a cor do prato para perder peso
- Semana #21: comer primeiro a carne ajuda a perder peso
Organizar lanchinhos saudáveis para cada dia da semana faz toda a diferença! Eles ajudam a evitar alimentos industrializados e pouco nutritivos, que geralmente são os mais fáceis de conseguir na rua.
Dá uma olhada nessas sugestões da nutricionista Verônica Laino, responsável pelos menus de Cardápios para Emagrecer, programa de alimentação e perda de peso saudável de VivaBem:
Palitos de vegetais: no domingo à noite, higienize cenoura, pepino, pimentão e corte-os em fatias. Depois, é só coloca-los dentro de um pote e cobrir com água filtrada —assim eles ficam crocantes por cinco dias.
Tomatinhos e cenourinhas: higienize os tomatinhos-cereja e deixe-os dentro de um potinho fechado. As cenouras baby são comercializadas já higienizadas e são uma opção ainda mais prática. Esses vegetais podem ser consumidos no lugar de biscoitos e torradas e são ricos em fibras e nutrientes, com bem menos calorias.
Patês: para acompanhar os vegetais, prepare patês ricos em proteínas, que ajudam na saciedade e no emagrecimento. Atum ou sardinha com iogurte natural é uma ótima combinação. Queijo cottage temperado ou pasta de grão-de-bico (homus) são outras boas escolhas.
Frutas: a dica é combina-las com gorduras boas (sementes e castanhas, por exemplo) ou proteínas (iogurte, queijo etc.) para ter saciedade e um docinho no meio da tarde.
Em Cardápios para Emagrecer, assinantes UOL recebem cinco novos cardápios exclusivos por semana e ainda podem acessar os mais de 80 menus já publicados. Confira abaixo as sugestões desta semana (quem não é assinante consegue ver apenas o cardápio de segunda-feira; assine o UOL aqui para ver os outros quatro cardápios, além da lista de compras com todos os ingredientes que irá precisar para seguir a dieta).
No sábado e no domingo, repita as refeições de que mais gostou na semana —o café da manhã de quarta, o almoço da sexta etc.
Como a proposta é perder peso sem deixar de consumir o que gosta, em uma refeição da semana você pode comer algo fora dos cardápios (é só uma refeição, não o dia todo, ok?). A sugestão é deixar para fazer isso no sábado ou no domingo, quando temos mais eventos sociais. Só não exagere. Coma para matar a sua vontade, não para passar mal.
Esta é a sexta semana de cardápios elaborados pela nutricionista Verônica Laino, mas o programa de VivaBem já está em sua 18ª semana. Confira no link todos os cardápios publicados anteriormente —você pode começar a dieta a partir de qualquer um deles, ou até combinar refeições de diferentes semanas.
- Os alimentos do cardápio que não possuem quantidade indicada podem ser consumidos livremente, pois são produtos naturais, nutritivos e que garantem saciedade.
- Caso não goste de algum alimento indicado, você pode consumir outro de mesmo grupo: trocar o peixe por frango; o brócolis por couve-flor ou abobrinha; o morango por melão; a batata por mandioca etc. ou optar por qualquer outra refeição da semana.
- O mesmo vale para as receitas. Se não quiser ou não conseguir fazer alguma delas, consuma os principais ingredientes da receita da forma que mais gostar. Exemplo: em vez de fazer uma torta de frango integral, monte um prato com frango desfiado, arroz integral e os demais itens indicados para a refeição.
O programa de alimentação elaborado pela nutricionista traz a proposta da "Segunda sem Carne", com apenas refeições vegetarianas no primeiro dia da semana — entenda como isso pode ajudar você a perder peso. Mas, caso queira acrescentar carne nas refeições desse dia, você pode, claro — ou até seguir refeições de outros cardápios da semana, se não gostar de alguma refeição proposta ou ela tiver uma receita que não consegue fazer.
Use vinagre, limão, ervas, cebola, alho, pimenta e sal a gosto para temperar os vegetais (crus e cozidos), carnes e peixes.
Se tiver dúvidas sobre os cardápios, mande um email para vivabemuol@uol.com.br: a equipe do UOL e a nutricionista Verônica Laino estão prontos para responder à sua pergunta. Nossos menus já ajudaram você a mudar os hábitos alimentares, melhorar a relação com a comida ou emagrecer? Mande um email contando os resultados.
Assinante UOL pode receber o aviso sobre a publicação dos cardápios semanais e dicas de alimentação diretamente no email, basta assinar a nossa newsletter de VivaBem.
Receita da semana
Esta receita está no cardápio de segunda-feira, mas você também pode inclui-la em qualquer almoço ou jantar da semana, no lugar das fontes de carboidratos e proteínas.
Lista de compras
Esta lista é baseada no consumo alimentar médio de uma pessoa que busca emagrecer. O ideal é você checar todos os cardápios antes de ir às compras e fazer ajustes conforme sua preferência. Exemplo: nós recomendamos que você compre 1 berinjela e 1 abobrinha, mas, se você não gosta de berinjela, compre 2 abobrinhas ou outro vegetal de sua preferência (chuchu, pimentão, vagem).
Evite desperdícios! Se ao fim da semana sobrarem alimentos em sua geladeira, você pode repetir as refeições em que eles entram na semana seguinte ou adaptar o cardápio da próxima semana para incluir esses produtos, desde que faça trocas dentro do mesmo grupo (carne por frango; abobrinha por chuchu; batata por mandioca; melancia por mamão etc.)
FRUTAS
(Você pode trocar por frutas de sua preferência)
- 2 maçãs
- 2 mamões
- 1 porção de coco seco em pedaços
- 2 laranjas
- 3 bananas
VERDURAS, LEGUMES, TUBÉRCULOS ETC.
(Você pode trocar os alimentos por vegetais de sua preferência, desde que sejam do mesmo grupo)
- 1 maço de espinafre
- 2 pimentões
- 1/4 de salsão (aipo)
- 9 tomates
- 2 caixinhas ou cerca de 350 g de tomate-cereja
- 1 chuchu
- 1 maço de couve
- 1/4 de abóbora japonesa
- 1/4 de repolho
- 4 rabanetes
- 1 beterraba
- 1 pé de alface ou rúcula
- 1 buquê de brócolis
- 1 abobrinha
- 2 pepinos
- 3 cenouras
- 1 berinjela
- 200 g de vagem
- 200 g de ervilha
- 4 mandioquinhas (batata-baroa) (para fazer purê)
PROTEÍNAS
- 7 ovos
- 200 g de carne bovina para fazer bifes
- 500 g de carne bovina moída (para fazer polpetone, kafta e molho bolonhesa)
- 200 g de medalhão bovino
- 250 g de frango desfiado (para fazer patê)
- 250 g de sobrecoxa (para assar)
- 2 filés de peixe para grelhar
LATICÍNIOS
- 1 pote de queijo cottage
- 1 litro de leite
- 2 potes de iogurte natural sem açúcar
- 1 queijo minas frescal
- 50 g de queijo muçarela
- 1 porção de manteiga
- 1 porção de queijo parmesão ralado
GRÃOS, FARINHAS E OUTROS
(Confira se você já não tem esses itens na despensa antes de comprá-los)
- 1 pacote de biscoito de arroz
- 1 pacote de grão-de-bico
- farinha de milho para cuscuz
- farinha para polenta
- farinha de mandioca
- 1 porção de nibs de cacau
- 1 porção de óleo de dendê
- arroz arbóreo (para risoto)
Produtos de que você vai precisar esta semana, mas já comprou em semanas anteriores (só compre novamente se acabaram):
- azeite
- geleia de frutas sem açúcar
- sementes de chia, gergelim, abóbora e girassol
- amendoim
- coco em flocos sem açúcar
- páprica
- tahine (pasta de gergelim)
- pasta de amendoim
- feijão preto
- arroz
- pão integral
- farinha de linhaça
- canela em pó
- açúcar demerara
- farinha de aveia
- farelo de aveia
- fermento em pó
- chocolate amargo
- ameixa seca
- adoçante para forno e fogão
- ervas finas
- amêndoas
Observação: a lista de compras não contém ingredientes que são usados como tempero (cebola, alho, sal, pimenta, salsa e outras ervas); compre-os conforme sua preferência.