Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas de alimentação

Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Reduza, não corte: veja como perder peso sem deixar de comer doces

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem

07/10/2022 04h00

Você não precisa deixar de comer o que gosta para emagrecer, basta regular o consumo daquilo que sabemos que não devemos exagerar (doces, frituras, pizza). Mas, como saber nosso limite de açúcar?

A nutricionista Verônica Laino, responsável pelos menus de Cardápios para Emagrecer, sugere uma medida bem simples: usando um aplicativo (existem vários online), conte as calorias de todo o açúcar que você consome ao longo dia e, depois, corte um pouco por vez.

Digamos que você consome 600 calorias por dia de doces ou açúcar adicionado (no café, por exemplo). Considerando que um adulto saudável deve ingerir algo em torno de 2.000 calorias por dia e que doces não são nutritivos e se transformam facilmente em gordura corporal, Laino recomenda reduzir o consumo desta forma:

  • Na primeira semana, diminua a ingestão de doces para 400 calorias ao dia.
  • Na segunda semana, para 200 calorias ao dia.
  • Depois, chegue à marca de 100 calorias a 150 calorias, no máximo, por dia, para poder manter o doce no cardápio (algo como um bombom por dia ou três biscoitos recheados ou três quadradinhos de chocolate).

"Perceba que o doce não é o vilão, mas sim o seu excesso. Fazendo essa redução é possível perder 2 quilos por mês sem mudar mais nada da dieta", a nutricionista afirma.

Uma boa opção para o consumo de doces não atrapalhar tanto o emagrecimento é investir em receitas com ingredientes mais saudáveis e funcionais (que fazem bem ao organismo). Em Cardápios para Emagrecer, esse tipo de doce sempre aparece no cardápio. Assine o UOL para ter acesso aos mais de 100 menus já disponíveis e veja abaixo as refeições desta semana.