Entenda por que dormir bem pode ajudar você a emagrecer
Perder a barriga deitado na cama parece um sonho, não? Bom, apesar de a gordura não ir embora apenas com uma boa noite de sonho, saiba que dormir bem é muito importante no processo de emagrecimento.
Estima-se que pessoas que dormem mal ou por tempo insuficiente (menos de seis horas) consomem até 500 calorias a mais, em comparação a quem tem boas noites de sono. O déficit de sono aumenta a vontade de comer doces e outros alimentos calóricos, como pizza, hambúrguer, salgadinhos.
O motivo disso é que o descanso inadequado altera o metabolismo, afetando a produção de hormônios que controlam o apetite e aumentando o nível de cortisol (hormônio do estresse) —aí vem a fome emocional, que faz com que você escolha alimentos pouco saudáveis e perca o autocontrole.
O cortisol elevado ainda inibe a produção de testosterona —hormônio responsável pela construção muscular e queima de gordura— e aumenta a glicemia (açúcar no sangue, que se não for usado é estocado em forma de gordura).
Planejando as refeições da noite
O cansaço é, definitivamente, um grande incentivador de erros alimentares. É que, exaustos depois de mais um dia de trabalho, tudo o que queremos é matar a fome rapidamente e até descontar alguma frustração em alimentos doces e calóricos. Quem nunca, não é mesmo?
Para evitar essa situação, uma forma é planejar antecipadamente as refeições da semana e até deixar algumas opções prontas no congelador. Em Cardápios para Emagrecer, assinantes UOL recebem cinco cardápios por semana, com cinco refeições cada, para você perder peso de forma saudável e sem sentir fome durante o dia. Assine o UOL para acessar todos os cardápios e outros conteúdos exclusivos. Para receber gratuitamente dicas de alimentação, cadastre-se na newsletter de VivaBem.