Quero emagrecer, mas não fico sem refrigerante: posso tomar a versão zero?
Ao iniciar uma dieta para emagrecer, muitas pessoa trocam o refrigerante normal pelo zero (ou diet). A substituição até parece fazer sentido, afinal, a bebida zero não tem calorias nem açúcar —alimento que, em excesso, é um dos grandes responsáveis pelo ganho de peso.
Porém, em uma alimentação saudável, devemos olhar para além das calorias. Assim como o normal, o refri zero é uma bebida ultraprocessada. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, esse tipo de produto deve ser evitado, pois a maioria de suas substâncias é artificial e há poucos ingredientes naturais.
- Estudos mostram que o consumo regular de alimentos ultraprocessados está associado a diversas doenças, como diabetes, pressão alta, infarto e obesidade, além de elevar o risco de ter 34 tipos de câncer (alguns raros).
Geralmente, refrigerantes zero, light ou diet contêm adoçantes artificiais. A alta ingestão desses compostos químicos já foi associada, inclusive, ao ganho de peso, por confundir os receptores de insulina (hormônio responsável pelo acúmulo de gordura corporal). Veja em reportagem de VivaBem o que acontece quando você toma refrigerante (normal ou zero) todos os dias.
Seja para emagrecer, seja para ter saúde, beber água é a melhor maneira de manter o corpo bem hidratado.
Quer receber gratuitamente em seu email dicas de alimentação saudável e perda de peso? Cadastre-se na newsletter de VivaBem e leia conteúdos como esse todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Aos sábados, quem é assinante UOL ainda recebe 5 menus exclusivos para perda de peso, lista de compra com os ingredientes da dieta e receita. Assine o UOL e confira abaixo os Cardápios para Emagrecer desta semana.