Fonte de energia, milho reduz o colesterol e melhora o humor
Com proteínas, minerais e vitaminas do complexo B, o milho é uma fonte de energia (carboidratos) interessante para você incluir no cardápio.
Diferentemente de outros cereais, como o trigo e o arroz, que são refinados durante o processo de industrialização, o milho conserva sua casca, que tem fibras. Em 100 g do alimento, há 2,4 g de fibras, 96 calorias e 20,9 de carboidratos. Veja alguns benefícios de consumir o grão.
Regula o intestino O consumo de milho melhora o trânsito intestinal, pois suas fibras aumentam o bolo fecal e ajudam na manutenção da microbiota intestinal. Elas também retêm água e lubrificam as fezes, o que facilita a eliminação dos resíduos.
Melhora o humor O grão contém magnésio, mineral que ajuda no relaxamento muscular e auxilia no combate ao estresse. Por ter ácido fólico, o alimento regula neurotransmissores como a serotonina, que proporciona o bem-estar. Também possui niacina (vitamina B3), que está associada ao bom humor.
Diminui o colesterol ruim No intestino, as fibras do milho se unem às partículas de colesterol, impedindo-as de entrar na corrente sanguínea e fazendo com que sejam eliminadas nas fezes.
Cozido, assado, na salada, com frango desfiado, como pipoca e até em doces (bolos, por exemplos). O milho é versátil e fácil de incluir nas refeições. Em Cardápios para Emagrecer, você encontra vários menus com sugestões para consumir esse e outros alimentos saudáveis. O conteúdo é exclusivo para assinantes UOL, que podem acessar os mais de 90 cardápios já publicados, além de receberem cinco novos menus todos os sábados.