Colesterol alto? Entenda como a linhaça pode ajudar a combater o problema
Considerada por muitos especialistas como um superalimento, a linhaça traz diversos benefícios à saúde e pode ajudar no processo de perda de peso. Fonte de fibras, gorduras boas e com propriedades anti-inflamatórias, um dos destaques da semente é sua capacidade de baixar o nível de colesterol no sangue. Entenda os motivos:
Possui ômega 3 e ômega 6 - Essas gorduras saudáveis ajudam a diminuir o nível de LDL (colesterol ruim) e a aumentar o de HDL (colesterol bom) no sangue. A semente ainda é rica em fitoesterois, substâncias que compõem as plantas e, por terem estrutura similar à do colesterol, competem com o lipídio para serem absorvidas.
Contém fibras solúveis e insolúveis - As fibras presentes na linhaça se ligam às moléculas de gordura e as carregam para o bolo fecal, fazendo com que sejam eliminadas junto com as fezes — em vez de absorvidas pelo organismo.
É importante apontar que a ingestão regular de linhaça, mesmo sendo um alimento extremamente benéfico para a saúde, não substitui tratamentos ou medicações para o controle do colesterol.
E, lembre-se: as vantagens presentes na linhaça (assim como em outros alimentos) surtem efeitos na saúde quando seu consumo está associado a uma dieta equilibrada, contendo todos os grupos alimentares, e à prática regular de atividades físicas.
Em Cardápios para Emagrecer, a sugestão é usar as sementes de linhaça para enriquecer café da manhã e lanches. No programa, assinantes UOL recebem cinco menus exclusivos por semana, com cinco refeições por dia.
Assine o UOL para acessar os mais de 80 cardápios para perda de peso já disponíveis e outros conteúdos exclusivos. Para receber gratuitamente dicas de alimentação, cadastre-se na newsletter de VivaBem.