Passata, pelado ou pronto: qual é o molho de tomate mais saudável?
O molho de tomate é um alimento prático e saudável. Por ter o fruto como base, o alimento é rico no antioxidante licopeno, substância que diminui o risco de ter câncer de próstata, ajuda a combater os radicais livres e ainda reduz a oxidação do LDL, o colesterol "ruim", melhorando a saúde cardiovascular.
No mercado, há inúmeras opções: molho pronto, passata, tomate pelado. Qual é a melhor? O produto mais saudável é o tomate pelado, que não chega a ser um molho em si. Ele é feito apenas com a polpa de tomate cozida sem pele, sem semente e sem temperos, ou seja, tem menos aditivos que seus concorrentes e se encaixa na categoria de alimento minimamente processado.
- Para transformar o tomate pelado em molho, basta batê-lo no liquidificador antes de cozinhá-lo. Use temperos a gosto e abuse de ervas frescas como alecrim, manjericão, orégano etc.
Em seguida, no ranking vem a passata, também feita com a polpa cozida e sem temperos, assim como o tomate pelado. No entanto, ela tem uma quantidade menor de frutos e algumas marcas podem incluir ingredientes como espessantes (ou seja, vale ficar de olho no rótulo na hora de escolher a sua).
Por fim, a opção menos saudável é o molho pronto. Ele é feito com o tomate processado e, como já vem pronto para consumo, é temperado, ou seja, leva mais sódio, açúcar, conservantes e aditivos químicos.
Use o molho em receitas saudáveis
Molho de tomate não vai bem só no macarrão. Uma forma de usar o ingrediente em refeições saudáveis é acrescentá-lo no recheio de tortas, como no frango desfiado ou na carne moída. No jantar de hoje de Cardápios para Emagrecer, assinantes UOL conferem uma receita de torta de frango que tem o molho como ingrediente. Assine o UOL para ver todos os cardápios e outros conteúdos exclusivos. Para receber gratuitamente dicas de alimentação como a de hoje, cadastre-se na newsletter de VivaBem.