Um punhado de frutas secas deixa o cardápio mais doce e nutritivo
Vitaminas, sais minerais e fibras são algumas das vantagens oferecidas pelo consumo de frutas. Não é à toa que o recomendado para manter uma alimentação saudável é consumir de três a cinco porções delas ao longo do dia.
Se não for possível ter uma boa quantidade do alimento em casa ou de levá-lo na bolsa para o trabalho, as frutas secas podem ajudar. Ameixa, uva-passa, damasco, maçã, banana, figo e tâmara são boas opções para o lanche e combinam com iogurte ou com castanhas.
Por perderem água durante o processo de desidratação, as frutas ficam menores e bem mais doces, mas ainda concentram grande parte dos nutrientes, fibras e compostos bioativos presentes no alimento fresco.
Só tome cuidado com o excesso desses docinhos naturais, para não aumentar demais a ingestão de frutose (açúcar da fruta). Uma porção ao dia, duas a três vezes por semana, geralmente está de bom tamanho.
Evite a versão cristalizada
Para quem busca perda de peso, a sugestão é evitar as versões cristalizadas, que são desidratadas, mas recebem um banho de açúcar refinado. Em Cardápios para Emagrecer, as frutas secas aparecem com frequência nas sugestões do que comer entre as refeições principais. No programa, assinantes UOL recebem cinco menus exclusivos por semana, com cinco refeições por dia.
Assine o UOL para acessar os 80 cardápios para perda de peso já disponíveis e outros conteúdos exclusivos. Para receber gratuitamente dicas de alimentação como estas, cadastre-se na newsletter de VivaBem.