O ponto mais indicado e ressaltado por especialistas, e continuamente destacado durante o Outubro Rosa, é a prevenção. A comunidade médica aconselha que a mulher faça acompanhamentos frequentes junto ao seu médico, assim como a realização de mamografias anuais a partir dos 40 anos. Também é indicado que a mulher toque e sinta a mama em busca de caroços ou nódulos debaixo da pele. A doutora Vanessa Donatelli sugere que esse autoexame seja feito todo mês.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, 95% das pessoas se curam do câncer de mama quando em fase inicial. Índice alto num país com incidência de 56,33% a cada 100 mil.
A analista se sistemas Juliana Flôres, de 39 anos, teve câncer de mama há dois anos. Para ela, o processo foi mais tranquilo por conta da descoberta rápida do tumor. "Sempre fui bombardeada por informações, principalmente no Outubro Rosa, de como era importante a mulher tocar a mama em busca de caroços", comenta a paulistana. "Tive sorte de adquirir o hábito e adotar na minha vida. Descobri o câncer rápido e facilitou meu tratamento".
Hoje, felizmente, essa prevenção ficou mais fácil. Além de campanhas de toque de mama serem mais difundidas, há também maior oferta de cuidados médicos. A BB Seguros, por exemplo, traz benefícios em dois de seus seguros pra vida, o Vida Plena e o Vida Total. O seguro, nas duas categorias, oferece uma consulta com clínico geral, além de exames preventivos. Caso o diagnóstico seja positivo, a segurada ainda pode encaminhar seus exames para uma segunda opinião.
Para possibilitar que as pessoas vivam mais e melhor, a BB Seguros também começou a trazer meios de seus clientes se precaverem de outros tipos de câncer. Além dos cuidados tradicionais e indicados para o câncer de mama, a empresa também inclui, nos seguros Vida Plena e Vida Total, exames preventivos, como colpo-citologia (popularmente conhecido como Papanicolau) e colposcopia (para detectar lesões cancerosas no colo do útero e aparelho reprodutor feminino).
"O câncer de mama continua sendo o de maior incidência nas mulheres. No início do ano ampliamos nossa cobertura para oferecer a indenização a todos tipos de câncer, além de outros tipos de doenças graves", diz Karina Massimoto, superintendente de seguros de vida da Brasilseg, uma empresa BB Seguros. "Isso é importante pois outros tipos de câncer também estão aumentando", afirma a médica