Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.

Saúde animal

Com pandemia, bem-estar dos pets também se torna preocupação

oferecido por Selo Publieditorial Adobe

O gerente de recursos humanos William Sobreira, de 34 anos, sempre gostou de cachorros. Não é à toa, tem três: os vira-latas Franguinho e Ângela e o bulldogue Tatá. Sempre cuidou, levando para o veterinário para consultas periódicas e as vacinas necessárias. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de fazer home office, a relação entre William e os animais se estreitou. E as preocupações com o trio de cachorros se tornou ainda maior.

"Durante este período, colocamos nossas vidas em perspectiva. Mas também começamos a olhar para relações de bem-estar ao nosso redor. Com os animais não foi nem um pouco diferente", explica o gerente de RH, morador da cidade de Marília, no interior de São Paulo. "Convivendo com os bichos 24 horas por dia, comecei a notar rotinas e novas necessidades. E me preocupei em deixar a vida deles mais confortável e saudável".

Adobe

Veterinário a um toque

Um dos pontos levantados por William, e que parece ser uma tendência de mercado, é uma maior proximidade do veterinário. Durante a pandemia, os donos de pets desejaram uma assistência veterinária mais rápida, simplificada e sem burocracia. "Com a necessidade de afastamento social, donos de cachorros e gatos vieram me buscar pela praticidade", conta o veterinário Ednaldo Rodrigues, que atende a domicílio há mais de 10 anos.

Ana Paula Barbosa, head de operações da DogHero, aplicativo que conecta donos de pets com prestadores de serviços, também notou essa mudança. "Percebemos uma maior preocupação com os cuidados com os animais de estimação", diz a executiva da startup brasileira, líder no setor de serviços de pets.

No entanto, o número de idas ao veterinário caiu. Pesquisa da Royal Canin (empresa que produz rações) realizada em junho de 2020, no Brasil, mostrou que 67% das clínicas e hospitais veterinários tiveram queda no faturamento - destes, 20% tiveram uma queda de mais 30%. "Foi possível perceber que os cuidados usuais com os pets relacionados a serviços veterinários caíram consideravelmente", resume a médica-veterinária Natália Lopes, gerente de comunicação científica da Royal Canin Brasil.

Praticidade e conveniência

De olho nisso, algumas empresas começaram a trazer novas soluções. A BB Seguros, por exemplo, passou a oferecer uma série de facilidades para segurados que contratam os planos Vida Plena e Vida Total. Agora, há a possibilidade de solicitar consultas veterinárias de rotina ou atendimentos veterinários de emergência. No primeiro caso, segurados podem solicitar atendimento médico veterinário convencional, de segunda à sábado, na rede credenciada da BB Seguros, sem custo adicional.

Já no caso do atendimento veterinário emergencial, o segurado pode acionar em caso de acidente ou doenças súbitas, com cobertura de 24 horas, em hospital ou clínica veterinária credenciada pela BB Seguros. Além disso, também é possível solicitar transporte emergencial, 24 horas por dia, em todos os dias da semana, com garantia de ida e volta do hospital veterinário ou clínica. Nos três casos de serviços disponibilizados pela BB Seguros, basta solicitar junto à Central de Atendimento.

"A assistência pet é muito valorizada entre nossos clientes. Por este motivo, quando reformulamos os produtos de vida, substituímos as assistências tradicionais por aquelas voltas para a vida, incluindo dos pets", destaca Karina Massimoto, superintendente de seguros de vida da Brasilseg, uma empresa BB Seguros. "Entendemos que o bem-estar do pet contribui para a melhor qualidade de vida e autoestima dos nossos segurados".

Os donos dos pets também têm assistência em casos de morte do animalzinho, a BB Seguros também assegura o funeral, com transporte do corpo até a funerária, realização dos procedimentos e cremação ou sepultamento — de acordo com a preferência do segurado

A própria DogHero também sentiu a necessidade de facilitar acesso à novas soluções. Lançaram o atendimento veterinário em casa. "Diante do atual cenário mundial da COVID-19, precisamos nos reinventar e pensar em novas maneiras de continuar ajudando os pais e mães de pets. Com isso, aceleramos o lançamento de veterinário a domicílio, pensando na praticidade e comodidade do serviço", explica Ana Paula Barbosa.

Adobe

Alimentação e hospedagem

Outro ponto destacado por William Sobreira é que aumentou a preocupação com comidas mais saudáveis. "Comecei a cozinhar para mim, todo dia, e passei a ter o mesmo hábito com os meus cachorros", explica. "Fiz carne moída sem tempero, mas não se adaptaram. Depois, por sugestão do veterinário, passei a oferecer frango desfiado junto com a ração. Sinto que os pelos dos três melhoraram e fiquei mais tranquilo com a saúde deles".

Natália Lopes, da Royal Canin, chama a atenção para cuidados nas trocas de alimentação durante a pandemia, em um momento em que passeios diminuíram e pessoas tiveram reduções salariais. "A troca do alimento para opções mais baratas foi uma das estratégias encontradas pelos tutores para reduzir os gastos durante a pandemia. Dependendo das substituições, a perda da precisão nutricional pode ocorrer com a nova dieta. Uma adaptação ao novo volume alimentar também deve ser considerada, já que cada tipo tem uma densidade calórica diferente", explica a veterinária.

Ednaldo Rodrigues também destaca que a alimentação sempre precisa ser decidida junto ao veterinário para cuidados completos. "Cada caso é um caso. Nunca sugiro que a pessoa dê alimentos sem discutir isso com um profissional capacitado antes", afirma o especialista. "A melhor coisa é aproveitar consultas de rotina, pensar em estratégias e, com isso, elaborar a melhor dieta, que pode ser apenas de alimentos caseiros e ou uma mistura de rações de qualidade com comida".

Volta à rotina

Por fim, fica a dúvida: como acostumar os cachorros, depois de tanto tempo em home office, com novas rotinas e a volta da vida em escritórios e longe de casa? Ou, ainda, em caso de viagens? Uma possibilidade é a hospedagem em hotéis especializados. Na BB Seguros, clientes do Vida Plena e Vida Total também podem solicitar hospedagem dos animais, em caso de viagem ou hospitalização, junto à central de atendimento. Basta apresentar a carteira de vacinação e seguir para o hotel designado.

Na Dog Hero, há a opção de hospedagem na casa de outros donos de cachorros. Ana Paula Barbosa destaca que houve uma queda na procura pelo serviço, mas que agora já está normalizando e com novas dinâmicas. "O que percebemos durante a pandemia foi como os pets foram essenciais para manter a saúde e bem-estar nos tutores. Sem o convívio com nossos familiares e amigos, os animais de estimação foram nossos principais companheiros e o vínculo ficou ainda mais forte", afirma.

William ainda não sabe como será a volta ao escritório para Ângela, Tatá e Franguinho, seus três cachorros de estimação. No entanto, entendeu que a companhia é essencial. "Essa pandemia serviu para buscar meu equilíbrio e bem-estar. Os meus três cachorros foram essenciais nesse processo", diz. "No entanto, é isso: eu recebo e preciso devolver. Minha preocupação com o bem-estar deles agora é 24 horas por dia, sete dias por semana".

Fique seguro

BB Seguros traz uma série de conteúdos para você viver melhor. Acesse!

Ler mais
Topo