Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Genera e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em novembro de 2021

A grande família

O professor André quis conhecer a história de suas origens - e descobriu parentes mais perto do que imaginava

oferecido por Selo Publieditorial

"Se a gente aprendesse genealogia na escola, quebraria muitos preconceitos. É que, a partir do conhecimento de nossa própria história, tu passa a perceber que somos todos mais parentes do que a gente imagina". A frase do historiador e genealogista Rodrigo Trespach é a melhor definição da inusitada experiência que o professor André Augusto Rodrigues Salgado teve ao mergulhar numa busca despretensiosa por suas origens.

Professor universitário do curso de Geografia, André sempre se interessou por seu lugar no mundo e pelos caminhos que as pessoas traçam por ele. Quando viu uma propaganda da Genera, primeiro laboratório de genética do Brasil a oferecer uma plataforma de testes de ancestralidade e de saúde personalizada, interessou-se na hora. Fez seu Teste de Ancestralidade e adorou a experiência. O entusiasmo se espalhou.

"Minha esposa achou superinteressante, ficou mais animada do que eu. Gostou tanto que comprou e deu de presente pro pai, pra mãe, pra um monte de gente", conta.

O Teste de Ancestralidade da Genera tem um recurso, totalmente opcional, que permite disponibilizar dados de sua ancestralidade para serem cruzados com os dados de outros usuários do teste. Chamado Busca Parentes, a ferramenta conecta pessoas que tenham algum grau de parentesco e estejam espalhadas pelo mundo. É possível fazer o teste e não aparecer no Busca Parentes, mas cada vez mais pessoas escolhem participar e abrir as portas para descobertas surpreendentes. Foi o que aconteceu com André.

"A princípio, eu estava interessado só na parte de minha proveniência genética", conta. "Foi quando vi o Busca Parentes. Entrei e comecei a rolar a listagem". Então, aconteceu o inesperado: "de repente, apareceu o nome do meu sogro".

André não conseguia acreditar. O pai de sua esposa era seu primo de 5º grau. A surpresa foi tamanha que ele passou a desconfiar do teste, e resolveu conversar com o sogro sobre a história das famílias de cada um. André é carioca, mas sua família imediata é de Minas Gerais, assim como seus avós paternos. A avó materna é do Pará, e do avô português não se sabe muito, já que ele era marinheiro e morreu jovem em um naufrágio.

E não foi sequer em uma das cidades onde tinha família que André conheceu sua esposa. Em viagem a Uberlândia, ele ia ser o único solteiro num passeio de casais, e pediu que o amigo convidasse alguém apenas para fazer companhia. O acaso quis que se entendessem. "Foi totalmente aleatório", afirma.

"Achei muito esquisito ser verdade, a gente não tinha relação nenhuma", conta. "Então, fomos conversar". Nesse papo, ele descobriu que a mãe do sogro era portuguesa, de uma cidade chamada Leiria. Como seu avô também era português, André então procurou um tio para descobrir de que cidade sua família tinha vindo. A resposta foi "ele vem de um vilarejo chamado Santa Maria, que fica pertinho de Leiria". André ficou chocado, mas ainda não estava convencido. Foi atrás de descobrir quão "pertinho" os dois lugares são. "Fui ver e um fica a seis quilômetros de distância do outro. Aí me pareceu muito convincente".

A história, obviamente, virou sucesso na família, além de pretexto para trocar histórias e planos com pessoas queridas. Virou também um incentivo na busca por suas raízes e em planos de uma futura viagem a Leiria. A genealogia tornou-se uma espécie de hobby desta família que ama espalhar-se pelo mundo - uma das filhas de André mora na República Tcheca, a outra casou-se com um norueguês e vive por lá. O genro acabou ganhando um teste, é claro. E André ganhou outra surpresa divertida: além de ser parente do sogro, também é primo do genro. O norueguês ficou meio desconfiado, mas André já não duvida de mais nada. Ele já descobriu que somos todos mais parentes do que a gente imagina.

Os recursos do Teste de Ancestralidade do Genera Básico fazem parte também dos outros dois pacotes da Genera. No Genera Standard, além dessa viagem pelo passado, são analisados cinco relatórios com foco em bem-estar. São informações nutricionais, análise do seu desempenho físico e esportivo por meio do DNA, um relatório sobre como a genética impacta certos aspectos de sua pele, informações genéticas sobre questões ligadas ao envelhecimento e um apanhado de características interessantes para conhecer mais sobre si mesmo: resistência ao estresse, nível de impulsividade, predisposição ao alcoolismo etc. Já no Genera Completo, além de tudo o que os outros pacotes oferecem, você ainda tem acesso a painéis de saúde que informam sobre a predisposição genética a certas doenças, um relatório sobre os medicamentos que funcionam melhor para você e uma escala de risco genético que combina variantes do seu DNA para analisar se há risco aumentado, padrão ou reduzido de desenvolver determinadas doenças ao longo da vida.

Veja também

Construindo o futuro

Fabiana escolheu o presente de Dia dos Namorados mais romântico possível: a chance de uma longevidade saudável

Ler mais

Surpresa do autoconhecimento

Marcos queria conhecer seu passado. Mas descobriu segredos importantes de como funciona seu corpo no presente

Ler mais
Topo