Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Genera e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em Novembro de 2021

Surpresa do autoconhecimento

Marcos queria conhecer seu passado. Mas descobriu segredos importantes de como seu corpo funciona no presente

oferecido por Selo Publieditorial Thabs

"Vou contar um pouco da minha história pessoal", começa o gestor cultural Marcos Fernandes sobre sua jornada de autoconhecimento. É preciso mesmo começar do começo, porque a trajetória não é linear, e o destino é um que ele nunca tinha imaginado. Algumas coisas acompanham o mineiro desde muito jovem - o interesse por genética e algumas fases depressivas ao longo da vida. "Depois que perdi minha mãe, essas fases aumentaram. Tive uma depressão muito forte. Comecei a procurar ajuda, terapia, psiquiatra etc. Me envolvi tanto com a questão da saúde mental que tenho até um podcast sobre o assunto. Mesmo assim, não conseguia resultado efetivo com os tratamentos, principalmente com os medicamentos", conta.

Mas não era na depressão que Marcos estava pensando quando procurou um teste genético da Genera, primeiro laboratório de genética do Brasil a oferecer uma plataforma de testes de ancestralidade e de saúde personalizada. "Sempre fui apaixonado por genética, desde o colegial. Questões de hereditariedade, essas coisas. Quando vi que já estavam acontecendo esses testes no Brasil, pensei que seria legal fazer", conta.

Sua ideia era conhecer mais sobre sua ancestralidade. Ele conta que não conheceu nenhum de seus quatro avós, e que, além disso, seus pais têm origens bastante diversas entre si: a mãe, negra, era do Mato Grosso do Sul; o pai, branco, do Piauí. "Sempre ficava na dúvida sobre minhas origens", diz. Com essa motivação, fez o Teste de Ancestralidade, e se maravilhou com os resultados: encontrou ancestrais espalhados por quatro continentes e até pensa em fazer um documentário sobre os caminhos de seus antepassados.

As descobertas pareciam suficientes. Porém, quando fez o teste, Marcos escolheu o pacote Genera Standard que, além do Teste de Ancestralidade, traz cinco relatórios com mais de 40 características de saúde e bem-estar. São informações como tendência a deficiências de vitaminas e a condições como envelhecimento da pele, obesidade, alcoolismo, sensibilidade à cafeína, entre muitas outras. "Não tinha muita ideia do que esperar e não esperava muito. Mas descobri coisas que acabaram mudando a minha vida", conta.

Entre os resultados, estavam predisposição a deficiência de vitaminas como D e B12 - que tem um papel importante no sistema nervoso - e a metabolização reduzida do gene MTHFR. O médico Ricardo di Lazzaro, doutor em Genética pela USP e fundador da Genera, explica que "o MTHFR é um gene importante na metabolização do folato, que é a vitamina B9. Não é raro pessoas que tenham essa metabolização reduzida, e vários estudos clínicos vêm demonstrando que fazer uma suplementação de metilfolato junto ao tratamento pode ser muito importante, porque esse precursor está muito ligado aos neurotransmissores e, por isso, possibilita um tratamento mais eficaz de depressão e outros transtornos da saúde mental".

Foi justamente o que Marcos descobriu quando levou seus resultados aos profissionais com quem se trata. Com o aval do psiquiatra, passou a fazer também uma suplementação indicada por nutricionista como parte de seu tratamento. Continua tomando medicação e diz que, no caso dele, a eficácia melhorou muito. "Havia um fator físico, que eu não sabia, e estava me atrapalhando na hora de melhorar nesse sentido". Ele conta que, antes do novo tratamento, vivia uma apatia profunda há anos. "Estava vivendo a vida de uma forma bem cinza mesmo, e, a partir do momento que começamos a testar a suplementação, foi como se o mundo começasse a colorir".

Além dos recursos do Teste de Ancestralidade do Genera Básico e dos relatórios de Bem-Estar do Genera Standard, a empresa oferece ainda um pacote Completo, com painéis de saúde que informam sobre a predisposição genética a certas doenças, e uma escala de risco genético, que combina algumas variantes do seu DNA para analisar se há um risco aumentado, padrão ou reduzido de desenvolver uma determinada doença ao longo da vida.

Veja também

Construindo o futuro

Fabiana escolheu o presente de Dia dos Namorados mais romântico possível: a chance de uma longevidade saudável

Ler mais
Topo