Pimentão, morango e pepino. Esses alimentos estão no topo de uma lista nem um pouco agradável, a de campeões em concentração de agrotóxicos. Mas o que isso significa de verdade? O uso de agrotóxicos na agricultura convencional é tão comum quanto prejudicial. Eles e outros defensivos agrícolas são usados para controlar o desenvolvimento de doenças ou pragas que possam atingir a plantação, e para aumentar a produtividade.
O problema é que, com o tempo, se descobriu que essas substâncias podem ser altamente prejudiciais ao consumo humano e, a longo prazo, acarretar em doenças graves, como o câncer, por exemplo. Por todos esses motivos, a Liv Up prioriza vegetais orgânicos, produzidos por agricultores familiares sem o uso de substâncias como agrotóxicos e fertilizantes, e no caso dos produtos de origem animal, busca alternativas sem antibióticos ou promotores de crescimento e com boas práticas de bem-estar animal, como ovos de galinhas criadas livres de gaiolas.
Os produtos são cultivados com a ajuda de técnicas alternativas que protegem o meio ambiente e a saúde de quem os consome. E o melhor: são mais gostosos. "Quando a gente opta por orgânicos, consequentemente escolhe alimentos que estão na sua época. Respeitar a sazonalidade certa do alimento gera variedade na dieta, e seu prato ganha em nutrição e sabor", explica a nutricionista