Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.

Divulgação

Sem tempo, mana! Falando a verdade, não importa se você é do tipo que acorda super cedo para praticar seu esporte antes de ligar o computador; se pula da cama direto na roupa de trabalho e vai de reunião em reunião o dia todo; ou se prepara a comida das crianças e deixa todos na escola antes de começar a sua própria rotina. Ninguém tem tempo livre a ser desperdiçado. Esse parece ser um dos grandes empecilhos de quem quer comer de forma mais saudável. Mas dá pra ser diferente.

Saudabilidade e praticidade juntos

Pra começo de conversa, você já se perguntou o que é comer de forma saudável? Isso pode representar coisas diferentes para diversas pessoas. Mas basicamente, o começo de tudo está na comida de verdade. "Para fazer escolhas mais inteligentes é importante olhar sempre para a lista de ingredientes, quando falamos de alimentos industrializados e para a procedência e variedade, quando nos referimos aos in natura", explica a nutricionista Paula Honda, da Liv Up, foodtech de comida natural e mercado online, que nasceu com o propósito de conectar as pessoas com a comida boa de verdade, aquela que vai além do prato, mas que é boa para quem come, quem produz e até para o planeta.

Colocando os pingos nos is

Você consome comida minimamente industrializada ou ultraprocessada? Quanto da sua dieta é composta por alimentos in natura? Se essas nomenclaturas te deixam em dúvida, você não está sozinho. Existe muita informação sobre a nossa comida que não está muito às claras para quem quiser saber.

A nutricionista da Liv Up explica que o ideal é que nossa alimentação seja composta, em sua maioria, por alimentos in natura, "aqueles que estão exatamente como vieram ao mundo, uma fruta, por exemplo"; e por minimamente processados, "imagine essas mesmas frutas desidratadas, ou em sucos puros sem aditivos"; seguido com parcimônia pelos processados, "aqui o alimento ganhou ingredientes como sal, açúcar e outros ingredientes culinários, como nas frutas em caldas"; e por fim os ultraprocessados que devem ser evitados, "produtos onde o alimento não é mais a base, está descaracterizado, como um suco em pó", conclui a nutricionista.

Liv Up

Orgânicos no carrinho virtual

Pimentão, morango e pepino. Esses alimentos estão no topo de uma lista nem um pouco agradável, a de campeões em concentração de agrotóxicos. Mas o que isso significa de verdade? O uso de agrotóxicos na agricultura convencional é tão comum quanto prejudicial. Eles e outros defensivos agrícolas são usados para controlar o desenvolvimento de doenças ou pragas que possam atingir a plantação, e para aumentar a produtividade.

O problema é que, com o tempo, se descobriu que essas substâncias podem ser altamente prejudiciais ao consumo humano e, a longo prazo, acarretar em doenças graves, como o câncer, por exemplo. Por todos esses motivos, a Liv Up prioriza vegetais orgânicos, produzidos por agricultores familiares sem o uso de substâncias como agrotóxicos e fertilizantes, e no caso dos produtos de origem animal, busca alternativas sem antibióticos ou promotores de crescimento e com boas práticas de bem-estar animal, como ovos de galinhas criadas livres de gaiolas.

Os produtos são cultivados com a ajuda de técnicas alternativas que protegem o meio ambiente e a saúde de quem os consome. E o melhor: são mais gostosos. "Quando a gente opta por orgânicos, consequentemente escolhe alimentos que estão na sua época. Respeitar a sazonalidade certa do alimento gera variedade na dieta, e seu prato ganha em nutrição e sabor", explica a nutricionista

Planejar pra não errar

Saber diferenciar aquilo que faz bem daquilo que é prejudicial ao corpo é um ótimo primeiro passo, mas para colocar tudo isso em prática é preciso planejamento. "Organizar sua rotina para saber quais alimentos, ingredientes ou pratos prontos você precisa ter na geladeira para os próximos dias é a garantia de que você não irá fazer más escolhas por pressa", garante Paula.

Mais um quesito em que a Liv Up pode ajudar. O que a foodtech chama de opções para todas as ocasiões em um mercado só de boas escolhas, na prática significa que existem alternativas para quem não quer perder tempo, como vegetais já higienizados e pratos prontos. Ou ingredientes frescos para quem vê na vida e no ato de cozinhar e comer uma expressão de prazer ou de afeto. Ou para quem curte a tranquilidade de uma vida plena e busca nos alimentos uma forma de se manter saudável, assim como para aqueles que entendem seu corpo como um templo, fugindo de alimentos ultraprocessados e artificiais. Prático, saudável e ainda ajuda você a ter mais tempo livre!

CONFIRA AS OFERTAS LIV UP

Acesse os links abaixo para comprar

Liv Up

10 Ovos Cage-Free

Ler mais
Liv Up

Tomate Grape Orgânico

Ler mais
Liv Up

Banana Prata Orgânica

Ler mais
Liv Up

Morango Orgânico

Ler mais
Liv Up

Filé Sassami

Ler mais
Liv Up

Mix de alfaces e rúculas orgânicas

Ler mais
Liv Up

Coalhada com Goiabada

Ler mais
Liv Up

Posta de salmão

Ler mais
Topo